À conversa com o Pediatra Hugo Rodrigues – 9 – O que é a alergia às proteínas do leite de vaca?

1 Comentário

À conversa com o Pediatra Hugo Rodrigues – 9 – O que é a alergia às proteínas do leite de vaca?

Mais um tema pertinente pelo Pediatra Dr. Hugo Rodrigues.

O que é a alergia às proteínas do leite de vaca?

A alergia às proteínas do leite é o resultado de uma reacção exagerada do sistema imunitário do bebé ao contacto com essas proteínas, que o organismo reconhece como “estranhas”.
É a alergia alimentar mais frequente no primeiro ano de vida e pode manifestar-se de diversas maneiras, tais como: má evolução de peso, manchas na pele (eczema atópico), sangue nas fezes, diarreia persistente ou mal-estar após as mamadas, entre outros.
Geralmente surge após contacto do bebé com um leite diferente do leite materno, embora em casos raros possa também surgir em crianças exclusivamente amamentadas ao peito.
De um modo geral esta é uma situação transitória, sendo que mais de 80% das crianças ficam curadas nos primeiros 5 anos de vida (a maioria resolve em alguns meses).
Trata-se evitando completamente todos os alimentos que contenham produtos lácteos (leites, papas, iogurtes, algumas bolachas, …), excepto os leites especiais de tratamento destas situações (ver post sobre leites adaptados). Na maior parte das vezes faz-se uma prova de provocação oral após 6 meses da evicção total (deve ser feita em ambiente hospitalar), na qual é dada uma quantidade progressivamente crescente de leite à criança, para ver se não faz reacção.
A alergia às proteínas do leite de vaca não deve ser confundida com intolerância à lactose, sendo que esta diz respeito a uma incapacidade do intestino de digerir o açúcar presente no leite (lactose). Embora por vezes os sintomas possam ser semelhantes, trata-se de duas situações completamente distintas.
__
Alguma dúvida podem ir à página do Dr. Hugo Rodrigues ou deixar aqui.
Obrigada, espero que tenha sido útil.
À conversa com Terapeuta do Sono, Mafalda Navarro – 11 - Melatonina?
Quando me sinto sozinha...
1 Comentários
  • Go Here

    Responder

    I simply want to mention I’m very new to weblog and definitely savored this blog. Most likely I’m planning to bookmark your site . You absolutely have superb articles. Cheers for sharing your web-site.

Deixe um comentário