A importância dos livros desde pequenos.

0 Comentários

A importância dos livros desde pequenos.

Cá em casa temos muitos livros e todos adoram ler, cada um lê da sua forma, através das imagens, a reproduzir o que ouviram, cada um conta as historias à sua maneira.

Neste campo dos livros, tenho contado com a escola para me ajudar; cada sala da escola tem uma biblioteca e todas as semanas as crianças levam um livro dessa biblioteca para lerem no fim-de-semana. Para mim esta biblioteca tem várias vantagens: ganham o gosto pelos livros, pela leitura, percebem a responsabilidade que cada um tem de cuidar do seu livro durante o fim-de-semana, de não deixar que nada aconteça, aprendem a estimar os livros, faz com que exista um momento de leitura em família, faz com que os pais leiam para os filhos, faz com que existam momentos todos juntos e isso é bom! Como os livros acabam por ser de todos, eles aprendem a partilhar e a cuidar de uma coisa que é de todos e não só deles. Dá-nos acima de tudo o incentivo para um momento em família, onde cultivamos um hábito muito importante e que começa quando somos pequenos! Eu própria sei que podia ter sido melhor neste campo, e quero que eles façam melhor que eu.

Por ser tão importante ler, contar histórias e motivar a leitura desde pequenos, por ser importante existir um contacto prematuro com os livros, o Pingo Doce lançou uma iniciativa em 2014 muito interessante e importante nos dias de hoje. O Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, com um prémio no valor de 50.000€, com o objetivo de incentivar a criatividade literária e artística, premiando obras originais que ajudem a promover o gosto dos mais novos pela leitura. Se está desse lado a ler, já sabe, para o ano participe, pode contribuir para este feito e ainda ganhar um excelente prémio. 🙂

Já vai na 5a edição e conta com o lançamento de 5 títulos exclusivos, criados pelos 10 talentos portugueses, tanto da escrita como do desenho. 🙂

“O Livro vencedor da 5ª edição é “O Narciso com pelos no nariz”. Cada edição tem duas fases de participação que servem para determinar o texto vencedor e posteriormente a ilustração que retrate de melhor forma o texto seleccionado 😊”

“O Narciso com pelos no nariz” é uma história interessante e com uma boa mensagem de que gostei logo na primeira vez que a li aos meus filhos. “Revela e valoriza a relação entre irmãos que estão na fase “inicial” das suas vidas e onde começam a descobrir novas coisas e sentimentos. Rita, a irmã mais nova, tem nove anos e um mistério para desvendar. Passa-se algo muito estranho com o seu irmão e ela não vai descansar enquanto não descobrir o que está a acontecer. Até que as suas investigações começam a afetar a vida da família e, em especial, a do irmão. Será que a magia negra anda no ar ou será outra coisa que ela ainda desconhece?” Não, não vou contar tudo, comprem o livro, que custa apenas 3,99€, é um óptimo presente de natal para os vossos filhos, netos, sobrinhos…

Vamos incentivar mais a leitura, custa pouco, faz-lhes bem e apoiamos um projeto de louvar! 🙂

Parabéns pela iniciativa, não conhecia e fiquei fã, se tivesse jeito concorria numa próxima. 😉

 

Mais baixas cá em casa!
Como preencher o fim-de-semana dos nossos filhos?
0 Comentários

Deixe um comentário