Aos 4 anos acabam as birras e a desobediência? Socorro!!!!

6 Comentários

Aos 4 anos acabam as birras e a desobediência? Socorro!!!!

Toda a gente me dizia que as birras dos mais velhos acabavam no máximo quando fizessem 4 anos, a verdade é que já estão a caminho dos 5 e nada, as birras continuam em grande estilo! No entanto, muitas outras coisas estão a mudar e em muitas coisas sinto grande diferença para as irmãs, com apenas um ano a menos.

É verdade que muitas vezes parecem 4 gémeos da mesma idade, mas também muitas vezes sinto diferenças grandes entre eles.

É incrível como as mais novas são tão mais infantis que a Matilde e o Tomás, um ano em muitas coisas faz mesmo diferença.

No entanto, na desobediência a Matilde anda a reinar, continua a testar a paciência dos mais velhos, até na escola.  🙁

A Matilde não anda a obedecer a nada, finge que não ouve, não se cala quando é para calar… não sei mesmo porque será pois na escola sempre foi muito atinada.

Hoje o pai até chegou mais cedo para conversarmos com ela… mas as repostas do seu lado foram poucas… e não dava muito valor, dizia que às vezes obedecia, etc…

Explicámos que agora se podia portar bem, que era uma menina bonita e que sempre se portou bem na escola, que as princesas obedecem sempre. 🙂 Dissemos que íamos estar atentos e que não queríamos mais este mau comportamento. Vamos estar atentos, pois pode ser (e acho que é) uma maneira de chamar atenção. A verdade é que ter duas manas de idade tão próxima deve muitas vezes dar-lhe inseguranças, mas até agora sempre foi mais em casa…

Alguém que tenha passado pelo mesmo?

 

Programas Fim-de-semana 26 e 27 de janeiro
As perguntas difíceis...hoje foi a Matilde!
6 Comentários
  • Isabel

    Responder

    Se é chamada de atenção e é naturalissimo que seja pelos motivos que disse basta tentar suprir essa necessidade e vai ver que o comportamento melhora! O foco deve estar na necessidade a preencher e nao no comportamento.

  • Vânia

    Responder

    A minha filha também vai fazer 4 anos e acho que as birras chegaram agora em força! Acha que pode fazer tudo que quer e não está adiantar nada castigos nem palmadas… Já não sabemos também o que fazer …

  • Tita martins

    Responder

    Bem sei do que fala pois um dos meus gemeos leva me ao extremos com birras constantes usa de tudo para me chamar a atencao enfim acha paciência

  • Liliana Raminhos

    Responder

    Poderia explixar melhor sff. Obrigado

  • Patrícia

    Responder

    Tenho uma filha com 6 anos e uma como 4. A de 6 está numa fase terrível de chamadas de atenção e de regressão na autonomia. Quer mimos a toda hora. Como começa ver a autonomia da irmã, penso que sejam ciumes e medo de sentir que já não é só ela que “consegue” e que é crescida.Tenho ouvido variadíssimos vídeos no YouTube de parentalidade e educação para me auxiliar.não fazer comparações e essencia.

    • Mariana Seara Cardoso

      Força aí e obrigada pela partilha.
      Beijinhos

Deixe um comentário