Como deixar a chupeta?

38 Comentários

Como deixar a chupeta?

Cá em casa estamos a viver experiências bem diferentes com os nossos 4 filhos.

Enquanto para o primeiro par foi fácil largar a chupeta, as duas mais novas não tiveram a mesma facilidade. Estou a ficar maluca porque não estou a conseguir que elas a larguem…

Com o Tomás e a Matilde a experiência foi diferente, mais fácil com o Tomás, que a deixou naturalmente ainda com dois anos, não a usava quase nunca, então fomos retirando até que a deixou por completo; foi de uma forma natural e não tivemos de fazer nada de especial. Com a Matilde já tivemos mais trabalho, mas foi de um dia para o outro. Nos dias antes dela fazer três anos fomos dizendo que nesse dia teria de deixar a chupeta, que a partir desse dia, com 3 anos, a Polícia passava uma multa a quem usasse a chupeta. Nesse dia acordou e deitou todas as chupetas ao lixo, achei incrível, a Matilde era muito apegada à chupeta e nunca achei que fosse cair nesta conversa… Mas foi tiro e queda, nunca mais usou!!! Espetacular.

Estamos a viver uma experiência totalmente diferente com a Francisca e a Maria do Carmo, que já fizeram 3 anos e ainda usam chupeta. 🙁

Não queria mesmo nada que elas usassem, pelos dentes, para não os estragarem, e porque acho que a idade de a usar já passou. Por outro lado elas são muito mais bebés que os irmãos, e até consigo compreender que as usem, sentem que são as bebés… Na escola já não usam, mas quando as vou buscar, principalmente a Francisca, só querem a chupeta… muitas vezes faz uma birra e se eu estiver sozinha com os 4 acabo por ceder… O que temos combinado com elas é que só podem usar a chupeta à noite, a ideia era que não usassem de todo, mas isso tem sido mesmo impossível. Já tentámos algumas técnicas mas não resultou. 🙁 Na última consulta a que fui com elas, a pediatra disse que tinham mesmo que deixar de usar.
A Maria do Carmo disse que ia deitar todas ao lixo, mas… nada feito!!! Continuam as duas viciadas na porcaria da chupeta.. 🙁

As crianças são mesmo todas diferentes, mesmo sendo educadas pelos mesmos pais e da mesma forma.

Alguém tem ideias milagrosas para eu experimentar cá em casa? Enviem mensagem ou escrevam mesmo aqui, depois até posso compilar tudo e partilhar para ajudar mais Mães e Pais desesperados. 🙂

 

Balanço de 2018! Um ano cheio de momentos inesquecíveis!
Um dia no Perlim!
38 Comentários
  • Susana Silva

    Responder

    Com a minha filha até foi fácil… aproveitei a época natalícia …. fizemos uma troca …. o Pai Natal trazia um presente , mas tinha de levar a chupeta. E assim foi! Nunca mais me a pediu!!!!

  • Marisa

    Responder

    Às vezes resulta dar um ou dois cortes com a tesoura no bico da chupeta.. acaba por magoar na sucção e perdem o interesse 🙂

    Conversar com elas e dizer toda a verdade (que compreende que elas gostem muito e que é bom mas que faz mal aos dentes e que por isso é que os pais gostavam que elas deixassem) também pode resultar. Quando conseguirem têm direito a uma grande medalha de crescimento 🙂

  • Mónica Carvalho

    Responder

    A minha de 3 anos feitos em agosto, deixou as chupetas junto da árvore de Natal, o combinado na carta que escrevemos ao pai Natal era ele levar as “pepes”mas trazer muitos presentes.
    Assim foi, por incrível que pareça esta a ser mais difícil na sesta à tarde do que de noite.

  • Carolina Fabiana

    Responder

    Aqui tenho a Yara com 3 anos e 3 meses e o Simao com 14 meses. Simao nc usou chupeta não gosta. A yara deixou com 2 anos e 4 meses. Foi da noite para o dia e ela amava era viciada dia e noite mas disse-lhe que já era crescida e ficava feio usar e os dentes iam ficar feios ela como é mega vaidosa deu-me e nc mais usou
    Pediu algumas vezes fiz buracos na chupeta e ela mesma já não gostava

  • Ana Fernandes

    Responder

    A minha mais velha deixou com facilidade até. Foi de um dia para o outro. A Leonor foi de outra forma. Era muito viciada mesmo tb me fazia essas cenas quando ia buscá-la à escola. Entretanto teve uma estomatite aftosa e a chucha magoava-lhe mais a boca. Escondi todas. Quando passou aquilo ela pedia mas depois de tanto tempo sem usar lá perdeu o vício.

  • Sandra

    Responder

    A minha filha deixou a dela com 2 e meio, comecei a ficar preocupada pois ela fazia tudo com a chucha na boca, nem para falar connosco ela a tirava! Comecei a achar que era demais, até porque afectava a própria dicção. A educadora convenceu-a a deixar na janela da creche e disse que passou uma avó e que levou para um menino pequenino! Só a pediu nessa noite, depois passou…

  • Margarida Ferreira

    Responder

    Olá Mariana!
    Segundo a minha mãe, o que resultou comigo foi irmos a uma consulta e, na sala de espera, ela tirar-me sem eu dar conta. Quando chegamos a casa, eu pedia-lhe e ela fingiu ter-se esquecido dela no hospital. Nos dias seguintes, sempre que eu pedia outra vez ela dizia que não a podia ir buscar porque tinha lá ficado, depois acabei por esquecer. 🙂

  • Paula

    Responder

    Ca por casa bastou uns dias so com o pai em casa do avô. Foi lhe dito que a chucha tinha ficado em casa e pronto quando chegou a casa ja nao se lembrava dela.

  • Diana

    Responder

    Existe uma árvore das chupetas na quinta pedagógica dos Oliveias onde maior parte das criancas visitam e acabam por deixar as chuchas na árvore.

  • Patrícia

    Responder

    Cá por casa estamos com o mesmo problema, o pior é que fez 4anos no início do mês.
    É um viciado, pior que uma droga…
    Já tentamos de tudo (desde caixote do lixo, sanita…) nada resultou, aos 2 anos esteve quase a deixar, mas entretanto nasceu a mana e piorou.
    Aceitamos sugestões

  • Maria Adelina

    Responder

    Escondi a chupeta duma sobrinha e disse-lhe que o tio a levara no bolso.Foi uma ansiedade todo o dia…quando o tio chegou e ela pergunta por ela,ele disse-lhe assim : um cão apanhou-a e fugiu com ela : fez uma carinha triste,mas não perguntou mais e esqueceu.Os meus filhos e netos nunca quiseram.Mas todas as crianças são diferentes.Boa sorte e um bocadinho de paciência á mistura.

  • Rita

    Responder

    Acho que já tem todas as estratégias. Aqui em casa foi feito com um a história elaborado e cooperação da criança. Com o segundo, ela rompeu-se de madrugada e decidimos arriscR mesmo. O choro e o desconsolo é de cortar o coração, foi uma semana com muito mimo e algumas prendas e regressões. Mas passou. Uma semana com apoio extra, talvez seja esse o meu conselho.Força e boa sorte!

  • JB

    Responder

    Por aqui tb muito viciado. Aos 3 anos tivemos uma conversa mto séria:a fada do pinoquio não quer que ele use fora da cama para nao estragar os dentes, se usar ela vem buscar Nessa tarde após a sesta apareceu na sala com a chucha…olhou para mim e foi a correr mete-la na cama…. Agora nunca mete um pé fora da cama com chucha. como são uns minutos por dia a pediatra desvaloriza….

  • Daniela R.

    Responder

    Dois filhos. Duas situações completamente diferentes. A minha filha era viciadissima e usou até aos 5. Um dia disse-lhe que chegara o dia da fada vir buscar todas as chupetas. Escrevemos um bilhete de despedida e colocamos numa caixa em forma de coração. À noite, o meu marido escondeu o telemovel num arbusto e pôs uma aplicação com luzes. Ao longe era a fada a recolher a caixa. Em troca, uma rosa.

  • Daniela R

    Responder

    Segundo filho. Encontramos o pai natal no restaurante quando ele tinha 3 anos e decidiu entregar-lhe. Teve ressaca de chupeta, com tremores, durante dias. E eu pensei que se ele a tinha entregue é porque assim o queria e eu teria de ser forte. Foi horrivel. Não dormiu durante dias e eu sofria horrores. Resultado? Começou a chuchar a lingua e hoje tem de usar um aparelho com grade lingual.

  • Daniela FR

    Responder

    Segundo filho. Encontramos o pai natal no restaurante quando ele tinha 3 anos e decidiu entregar-lhe. Teve ressaca de chupeta, com tremores, durante dias. E eu pensei que se ele a tinha entregue é porque assim o queria e eu teria de ser forte. Foi horrivel. Não dormiu durante dias e eu sofria horrores. Resultado? Começou a chuchar a lingua e hoje tem de usar um aparelho com grade lingual.

  • Rita Gouveia

    Responder

    Por mais incivel que pareca com 2 anos perdemos a chucha em casa de uma das avós e fizemos entao toda a gente andar naquela busca inclusivé ela e nunca a achamos, nada programado e super natural.

  • Vânia

    Responder

    2 anos e 2 meses e também ando a preparar o terreno para retirar a chupeta… Mas, ele não vai na conversa! Com calma espero chegar lá. Não quero tirar à força, mas, se tiver que ser vamos sofrer um bocadinho…. Boa sorte!

  • PATRÍCIA

    Responder

    Por aqui também precisamos de dicas.. os nossos gémeos também estão na altura.. só a usam mesmo quando vão-se dormir ou estão muito cansados… viemos de férias de natal a Portugal e já dissemos que as chuchas não podem voltar para Londres.. vamos ver como corre

  • Ana

    Responder

    Bem eu tinha 5 anos e ainda usava chupeta e biberão. Era um vício.
    Um dia a minha mae colocou um bocado de pimenta nas tetinas e disse me que estavam estragadas. Coloquei-as na boca e foi horriveeeel. 20 anos depois parece que ainda sinto aquele sabor!!!

  • Ana Costa

    Responder

    O meu filho estragou duas com os dentes e eu disse que so tinha aquelas e entao ele nao pegou nelas ainda andou uma semana a falar nas chupetas mas eu mostrava-lhe que estavam estragadas, e ele depois deixou de falar nas chupetas.

  • R. B.

    Responder

    Bom dia. Eu acho que devem usar até aos 4, 5 anos antes de ir para a primária. Antes se deixarem por eles melhor. Eu gosto de ver bebés e crianças a usar chucha. Acho giro ve-los a chuchar na chucha. Mas cada pai é que sabe quando deve tentar que devem deixar de usar.
    Se tivesse um filho deixaria usar enquanto ele quiser fora do infantário e antes da primária.
    O que acham de os ver a usar? A

  • Cristina Santos

    Responder

    Aqui em casa foi um filme…não largava a chupeta por nada, ja estava a prejudicar os dentes, resolvi e cortei a cabeça da chupeta, ficou só a parte de baixo, assim já nao a metia na boca, andava com ela metida na fralda.
    Mas pelo menos os dentes nao prejudicou mais.

  • Rute Almeida

    Responder

    Os meus twins deixaram aos dois anos e meio. Só usavam na sesta e a noite . Um dia, mergulhei ambas em sumo de limão nunca mais lhe pegaram! Coitadinhos, deu-me pena mas foi bom para eles!

  • Sandra alves

    Responder

    Olá com a minha filha do meio foi muito engraçado ouvi falar numa árvore das chupetas e fui pesquisar falei com ela e disse lhe que íamos mandar para lá as chupetas embrulha mos e colocamos num parapeito de uma janela as chupetas passado um bocado foi procura Las já não estavam lá ficou muito surpresa e eu disse que tinha sido um pássaro que as tinha levado para a árvore das chuchas durante 2 dias

  • Sandra alves

    Responder

    Andou a procura delas na Internet a ver se as via na árvore das chupetas depois nunca mais falou nisso cá um é diferente do outro nenhum e igual beijinhos e boa sorte

  • Carla Franco

    Responder

    O Duarte estava a um mes de fazer 3 anos e ja estragava as chupetas todos e eu disse quando estragares essa nao a mais nenhuma, pusemos a chupeta pendurada na nossa arvore, como ele tem a bebe pensei que fosse dificil mas nao foi, o que foi pior foi para dormir nao fazia birramae demorava muito mais tempo, eles entendem .

  • Ana Sofia

    Responder

    Com as minhas gemeas foi antes dos 3 anos, a avó dizer-lhes que ficavam feitas de chucha e como quevpor magia, as duas em sintonia abriram o caixote do lixo, olharam uma para a outra e meteram as chuchas no lixo… cheguei a casa, escondi todas as chuchas que havia por aqui e foi até hoje….

  • Catarina

    Responder

    A minha filha deixou a uma semana depois de fazer três anos. Ela andava há muito tempo a roer as chupetas (sempre tivemos apenas uma) e fomos avisando que da próxima não comprávamos… andamos a ceder uns meses e compramos umas três porque ela as roía. Até que aos três anos a avisei: da próxima vez que roeres não há mais, a mamã e o papa já não têm mais dinheiro para chupetas… e assim foi

  • Vanessa Pinto

    Responder

    Tivémos o azar (ou a sorte!) de ele apanhar a doença das mãos, pés e boca e como ficava mais incomodado com a chucha dissemos-lhe que tinha sido a chucha a fazer os “bichos” na boca e que tinha de parar de a usar. Tinha 2 anos e meio e nunca mais usou. Aproveitar uma doença resultou connosco!

  • Sandra Silva

    Responder

    Aqui por casa correu muito bem,aconteceu o mesmo com os dois filhos em diferentes anos ,o Gui com 9 e a Mafalda com 4 anos,cortamos a ponta da chucha,só pediram duas ou trez vezes,eu disse que estava estragada,experimentaram e não quiseram mais…. resultou com os dois.

  • Luisa

    Responder

    Eu dei um corte na chucha, depois fui á farmácia e perguntei ao senhor que nos atendeu se podiam vender chuchas para crianças maiores de 4 anos, claro que antes pisquei o olho.
    Ele disse que não que só podia vender chuchas aos bebes, ela chorou um bocadinho e o adormecer ficou mais complicado, mas tinha de ser. Nos primeiros dias ainda dormia com ela na mão, tadita.

    • Mariana Seara Cardoso

      Obrigada pela partilha!
      Vou seguir as vossas dicas! 🙂
      Bom ano!!!

  • Luciana

    Responder

    Com a minha irmã apenas resultou, dar um pontinho na chupeta. Ao sentir a linha, nunca mais pegou na chupeta

  • Patrícia Cabral Santos

    Responder

    Aqui esta complicado…
    Os 2 adoram a chupeta apenas na hora da caminha… queremos tirar mas não e facil…
    Beijinhos

  • navigate to these guys

    Responder

    I simply want to say I am very new to blogging and site-building and absolutely enjoyed this page. More than likely I’m planning to bookmark your blog post . You certainly have good well written articles. Many thanks for sharing your website page.

  • Boyce Parrack

    Responder

    Content like this is a great change of pace for me. I like articles that have original thoughts that people can relate to and understand.

  • John Deere Service Manuals

    Responder

    . When I originally commented on the clicked-Warn me when new tests are added box, and the comments are added and within four e-mails focus on the same reaction may in any way. you are able to contact me about this website Thanks

Deixe um comentário