À conversa com a Enfermeira Patrícia Jorge – 4

1 Comentário

À conversa com a Enfermeira Patrícia Jorge – 4

Estamos no verão e nesse sentido,  desafiei a Enfermeira Patrícia a falar de bebés de verão e a deixar algumas dicas às novas e futuras Mães!

Espero que gostem e que seja útil.

Bom verão.

❤️

Bebés de Verão

Os bebés que nascem no verão são filhos de mães que, na maioria das vezes, já viveram os últimos dias de gravidez com algumas dificuldades e limitações na mobilidade devido às temperaturas mais elevadas que fazem com que o corpo materno apresente mais edemas e se sinta mais cansado (pelo efeito da vasodilatação). Depois do nascimento é importante que a mãe descanse sempre que o bebé esteja a dormir para recuperar dos dias mais cansativos.

Os bebés desta altura podem ter mais sede por causa do calor, mas se estiverem em amamentação exclusiva não precisam de beber água pois o leite materno tem a quantidade de água suficiente para hidratar o bebé. Se a mãe estiver em regime de aleitamento artificial ou misto podem oferecer pequenas quantidades de água (entre 15-30mL) no intervalo das refeições.

Em relação aos passeios pode e deve sair com os bebés tendo sempre em atenção as horas de maior calor, privilegiando as manhãs até às 11h e os fins de tarde, a partir das 17h, minimizando sempre a exposição solar com o uso de chapéus de sol e proteção solar adequada à idade (os protetores solares minerais são os mais aconselhados). Os “ovinhos” não devem ser cobertos com fraldas pelo risco de sobreaquecimento.
Os bebés que nascem no verão não se constipam com tanta facilidade o que é ótimo para poder desfrutar da natureza, ainda assim as correntes de ar e as mudanças abruptas de temperatura devem ser evitadas.

A roupa que vestimos aos bebés deve ser adequada à temperatura ambiente e, embora os recém nascidos tenham mais dificuldade na termorregulação (arrefecem muito rápido e demoram mais tempo a aquecer), sentem o mesmo frio e o mesmo calor que os adultos. Escolha roupas leves e de algodão, não tenha receio de expor os braços e as pernas dos bebés nos dias quentes. Estender uma toalha no jardim e colocar o recém nascido com pés descalços trará certamente boas sensações ao bebé e aos pais, e na hora de dormir, um lençol é suficiente para tapar a criança.

Aproveitem os dias mais longos de forma organizada e, sem esquecer as rotinas e as necessidades dos bebés, usufruam dos passeios em família no campo ou à beira mar/ rio.

❤️

 

À conversa com a Filipa Costa Félix!
À conversa com Terapeuta do Sono, Mafalda Navarro – 4
1 Comentários
  • authentic jordans

    Responder

    Oh my goodness! an amazing article dude. Thank you However I’m experiencing subject with ur rss . Don抰 know why Unable to subscribe to it. Is there anybody getting equivalent rss downside? Anyone who is aware of kindly respond. Thnkx
    authentic jordans [url=http://www.authenticjordanscheap.us.com]authentic jordans[/url]

Deixe um comentário