À conversa com a Nutricionista Inês Onofre Domingues – 3

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À conversa com a Nutricionista Inês Onofre Domingues – 3

Olá!

Hoje é dia de Conversas Reais, com a Nutricionista Inês Onofre Domingues. 🙂

Comer bem e saber os benefícios dos alimentos é para nós, cá de casa (e não só), cada dia mais importante.

Um estilo de vida saudável é muito importante e desde que tenho filhos estou cada vez mais atenta e preocupada com o tema Nutrição. Ser mãe fez-me repensar em muitas coisas e uma delas é o que como e o que dou de comer aos meus filhos.

Lancei o desafio à Inês de nos contar mais sobre a importância dos antioxidantes e dos seus benefícios.

Espero que seja útil e que vos ajude na vossa alimentação diária.

A mim já ajudou.

Beijinhos,

Nutrição e Saúde – Antioxidantes e seus benefícios

A importância de uma alimentação saudável, aliada à pratica de actividade física é já do conhecimento geral que só traz benefícios para a saúde, antes, durante e após a gestação. A Mariana é sem dúvida um exemplo que sigo de perto na sua preocupação em manter um estilo de vida saudável e em incutir hábitos saudáveis em casa desde os primeiros anos de vida de cada um dos seus quatro filhos. Hoje escolhi um tema que interessa na generalidade a todos nós, os antioxidantes e os seus benefícios para a saúde

Deixo-vos com a descrição detalhada dos benefícios do antioxidante que existe em maior abundância no tomate – o licopeno.

O licopeno é um pigmento responsável pela cor vermelha do tomate. É um caroteno, os carotenos são pigmentos orgânicos que o nosso corpo não tem a capacidade de produzir, daí a sua importância na alimentação. As propriedades do licopeno estão essencialmente associadas às suas características antioxidantes (combate o envelhecimento dos orgãos e pele)

Por se tratar de um componente que se dissolve em gordura o licopeno ajuda na diminuição da absorção da desta trazendo benefícios para a saúde e para a dieta em geral. Esta sua propriedade ajuda na prevenção de doenças cardiovasvolares ajudando na redução dos níveis de colesterol, sendo também eficaz na diminuição da pressão arterial.

A sua ação antioxidante não se reduz às suas propriedades preventivas a nível cardiovascolar tem um efeito igualmente protector para o nosso ADN, conferindo-lhe um papel também preventivo em doenças oncológicas.

No entanto, é necessário ter em consideração que os efeitos do licopeno poderão ser diferentes de pessoa para pessoa, devido a factores como a quantidade de gordura na dieta, o uso de probióticos (presentes, por exemplo, nos iogurtes, que dificultam a absorção de licopeno), a ligação que pode ocorrer entre dois componentes e que pode potenciar ou não a capacidade antioxidante deste caroteno, diferenças metabólicas, entre outros.

Consuma boas quantidades de alimentos ricos em caroteno, o consumo regular destes alimentos confere-lhe menos probabilidade de desenvolver cancro e doenças cardiovasculares, conforme referido anteriormente. Não prescinda do tomate nas suas refeições, frutos vermelhos e todos os restantes frutos e legumes com cor vermelho alaranjado. Tenha uma alimentação rica em antioxidantes, promova a sua saúde e previna doenças!!

❤❤

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