À conversa com a Psicóloga Benedita Moutinho – 5

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À conversa com a Psicóloga Benedita Moutinho – 5

Em altura de regresso/início às aulas, pedi à nossa psicóloga algumas dicas essenciais para nos ajudar (a nós pais) a lidar  com todo este processo.

A mim está a ajudar e a ser muito útil!

Obrigada Dra. Benedita.

início

Começou mais um ano lectivo – por vezes um novo ciclo, uma nova escola, novos Educadores ou Professores, diferentes colegas.

A mudança de escola é, em alguma fase de vida, um processo que acompanha o crescimento da maioria das crianças. Por vários motivos diferentes – necessidades geográficas ou financeiras, alterações de ciclos, ou, noutras situações, por motivos menos favoráveis, quando existem problemas específicos (os quais não vou aprofundar neste post, uma vez que se tratam de excepções especiais que merecem outra abordagem e intervenção) – com motivações e reacções diversas – uns mais entusiasmados e despachados, que apreciam novos desafios, e outros mais tensos, resistentes às alterações de rotina – mas a angústia que os pais sentem, regra geral, é sempre a mesma.

Será que estamos a tomar a decisão certa?

Será que vai correr tudo bem?

Quanto tempo vai demorar a adaptar-se?

Será que vai fazer amigos facilmente?

Como será a nova Educadora/Professora?

E o método de ensino? Será que corresponde às nossas expectativas?

Inúmeras questões são colocadas mas, na verdade, todas as mudanças contêm riscos. Estamos muitas vezes acomodados no nosso ambiente seguro, onde já conhecemos os cuidadores, os “cantos à casa”, os amiguinhos dos nossos filhos e sair dessa zona de conforto traz muita inquietude e dúvida. Com os nossos filhos nunca gostamos de correr riscos. Gostamos de respostas concretas e certezas.

Adaptações à Creche

Quando os pais tomam a decisão de colocar os seus bebés numa Creche procuram, sobretudo, alguém que dê carinho e colo! Ao longo da primeira infância o bebé está a criar as suas primeiras vinculações e o seu primeiro contacto com o mundo, por isso a grande exigência é que haja disponibilidade dos responsáveis para garantir os cuidados básicos e diários da vida de um bebé. Na maioria das vezes a mudança nesta etapa ainda é vivida de forma pacífica pelos bebés, embora para os pais seja também uma fase de grande ansiedade, pois é, normalmente, a primeira vez que entregam o seu filho aos cuidados de outra pessoa.

Adaptações ao Jardim-de-Infância

Esta é uma fase que mais habitualmente obriga a mudanças. Por um lado há muitos Infantários que só têm turmas até aos 3 anos e, por outro, as escolas públicas e alguns colégios privados só abrem vagas a partir dessa mesma idade. Por norma, se a criança já frequentava uma escola, nesta etapa do desenvolvimento já existem os “melhores amigos”, já existe uma identificação com a escola, já existe uma relação com a Educadora e com as auxiliares e todas estas razões tornam mais difícil uma decisão de mudança.

Adaptações ao Pré-escolar

A preparação para o 1º ciclo é uma preocupação importante para os pais. Queremos que aprendam, que evoluam, que sejam bons alunos, que tenham sucesso e ainda queremos que sejam bem tratados, acarinhados, que se divirtam e sejam felizes. Tudo isto num só espaço! Em algumas situações os pais optam por mudar os filhos de escola aos 5 anos de forma a já realizarem o último ano pré-escolar na futura escola onde irão fazer o 1º ciclo. Contudo, nesta fase de desenvolvimento as crianças já podem demonstrar resistência à mudança e demonstrarem sinais de ansiedade, pelo que é necessário mostrarmo-nos atentos e disponíveis.

Como sempre, em todas estas fases (ou até noutras futuras ao longo da escolaridade), enquanto pais, desejamos o melhor para os nossos filhos e nem sempre estamos seguros das nossas decisões. Deixo aqui algumas dicas que podem ajudar no processo de mudança e adaptação à Escola:

  • Mesmo que se sinta angustiado, não demonstre os seus medos às crianças. Seja positivo e optimista em relação à mudança;
  • Quando se trata de uma mudança de escola não é aconselhável que se faça grande alarido à volta da despedida. As pessoas importantes que marcam a nossa vida podem permanecer no nosso coração para sempre.
  • Sempre que for conveniente a criança poderá manter contacto com os colegas que “ficaram para trás”.
  • Devemos conversar com a criança sobre todas as coisas boas que a escola nova vai ter.
  • Devemos ser firmes quanto às nossas decisões. Devemos transmitir à criança toda a confiança de que é o melhor para ela, mesmo que não estejamos a sentir-nos totalmente seguros.
  • Podemos permitir à criança que leve algum brinquedo ou objecto pessoal na sua mochila para que se sinta mais segura.
  • Existem muitos livros que podem ser lidos à criança sobre a entrada na escola. São úteis para que observe imagens de outros meninos que também vão para a escola e que também têm a mesma rotina.
  • No momento da entrada não prolongue demasiado a despedida dos pais (mesmo que a criança fique a choramingar). Confie que ela será acarinhada pelos Educadores e que demonstra mais força se também for forte!
  • Se for possível faça a mudança de forma gradual. Nos primeiros dias tente ir buscar um pouco mais cedo.
  • Se a mudança e adaptação à escola correr bem e a criança estiver entusiasmada pode haver um prémio ao final de alguns dias, mostrando que estamos muito contentes com o seu comportamento.
  • Seja paciente. Para algumas crianças o período de adaptação pode ser mais demorado e, habitualmente, os Educadores de Infância consideram o mês de Setembro o tempo indicado para esse processo.
  • Esteja atento e vá falando com os cuidadores. Por vezes as crianças são malandras e choramingam na presença dos pais mas, na verdade, mal viram as costas, põem-se bem-dispostas a brincar!
  • Se, ao fim de algum tempo, a criança continua a demonstrar resistência, se nota alguma alteração do sono ou da alimentação, se há episódios de maior ansiedade, com tendência para enjoos, dores de barriga e vómitos, ou se observar alterações do estado emocional da criança, nesses casos será mais indicado procurar ajuda profissional específica.

❤️🎒

Alguma questão podem deixar aqui que a Dra. Benedita ajuda.

 

À conversa com a Sandra Monteiro!
À conversa com Terapeuta do Sono, Mafalda Navarro – 5
4 Comentários
  • Cátia

    Responder

    Custou-me imenso o dia de hoje. Entrou no 5 ano. Deixou de andar na escola primária da aldeia para uma escola com 200 alunos. Mas graças a Deus tudo correu bem.

    • Mariana Seara Cardoso

      Que bom que correu tudo bem!
      Beijinhos. 🙂

  • Bernardina barros

    Responder

    Olá esperespero que esteja tudo bem com os 6… queria perguntar se já fez algum blog sobre as diferenças da Francisca e da Maria do Carmo

  • Bernardina barros

    Responder

    *Espero

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