Coração apertado!

60 Comentários

Amanhã é o primeiro dia de escola da Matilde e do Tomás e tenho o coração apertado.

Sempre pensei que a Matilde e o Tomás só iriam para a escola no próximo ano mas, com a gravidez inesperada da Maria do Carmo e da Francisca, tive de alterar a programação, pois já seria muito complicado ficar com quatro bebés em casa.

Ainda que ache que a escola lhes vai fazer bem, gostava que eles ficassem em casa mais tempo. Como são dois, acho que puxam muito um pelo outro e não sinto que estejam menos evoluídos que os filhos de amigos nossos que andam na escola.

A verdade é que, em casa, eles têm sido muito estimulados, seja por nós, pelos avós, tios e, sobretudo, um pelo outro.

Quando regressei ao trabalho, eles ficavam com uma empregada de manhã e à tarde com avós ou tios, o que para eles é óptimo, pois cada um puxava por eles à sua maneira e eles estão um despache só!

Nesta fase com os quatro, sinto que vai ser bom para eles irem para a escola e conhecerem uma nova realidade e descobrir todo um Mundo novo, fazer amigos, e evoluírem como crianças, fazerem atividades, aprenderem coisas novas, brincarem com mais crianças.

Mas, por outro lado, estou com o coração apertado a pensar que vou deixar dois dos meus bebés com pessoas que mal conheço. Não por não confiar, porque isso confio a 100%, mas nós mães achamos que eles estão sempre melhor perto de nós, e ainda por cima comigo em casa mais uns tempos custa-me deixá-los ir.

Mas no fundo, acho que todas as mães passam por isto e sofrem com o dia que antecede o primeiro dia de escola dos seus filhos!

No fundo são os nossos bebés…

Como foi com vocês? Também tinham medos?

Primeiro dia de escola!
Manhã de risota!
60 Comentários
  • Isabel

    Responder

    Olha esta vai ser a segunda semana do meu e ainda continuo um pouco agoniada depois de o deixar lá passa mais um bocadinho mas os 3 primeiros dias doi tanto mas bom acontece com todas as mães e o que me reconforta 🙂

    • Mariana Seara Cardoso

      ❤️❤️
      Vai sempre custar, mas temos de pensar que vai ser bom!

  • claudia oliveira

    Responder

    Custa imenso entregar o nosso bebé! Pensar que não vamos estar lá para o primeiro chorito deles.
    Mas faz parte e acredite que estão bem! Eu, para além de mãe, sou educadora de infância, e devido à distância a minha filha não está na minha escola. Acredito que uma adaptação dos bebés é sempre mais positiva quando os pais passam esse sentimento de ” vai tudo correr bem”. =)
    Acredito que custa mais aos pais, principalmente às mães, do que aos miúdos! Eles, regra geral, adoram estar na sala e explorar um mundo novo!
    Que corra tudo bem os seus bebés!

    • Mariana Seara Cardoso

      Obrigada pela força e partilha!
      Custa muito, mas vai ser bom!
      ❤️❤️

    • Mariana Seara Cardoso

      Obrigada! ❤️❤️

  • Elsa

    Responder

    Amanha tambem é o primeiro dia de escola da minha princesa de 2 anos e estou igual….um aperto no coração enorme!

    • Mariana Seara Cardoso

      Vai correr tudo bem!
      Somos fortes e eles vão adorar, pensamento positivo!

    • Mariana Seara Cardoso

      Obrigada pelo apoio e partilha!
      Vai correr tudo bem com todos! ❤️❤️

  • Raquel Tavares

    Responder

    Perfeitamente normal 🙂 Aconteceu-me com a mais velha a 10 anos atras e com o pequenino (3 anos), é todos os anos!!! Este ano até chorei na escola a finalizar a renovação! n sei porque…porque sim. Ou seja, muito muito normal sentir-se assim 🙂

  • Helena Lagarto

    Responder

    É sempre difícil, principalmente nos primeiros tempos, prepare-se porque vão todos chorar, mas é normal, com amor, calma e compreensão tudo se vai conseguir. Eles vão estranhar, mas ao mesmo tempo vão descobrir coisas novas, fazer amigos novos, mas vão precisar de muito amor para não se sentirem regeitados . Eu também sou avó de gémeos o Tomás e a Catarina. Beijos e tudo de bom. Tudo

    • Mariana Seara Cardoso

      Obrigada pela força e partilha!
      É bom ouvir as vossas histórias!
      ❤️❤️

  • Maria João Mourinha

    Responder

    É prefeitamente normal aquilo que sente, mas pense que eles sendo gémeos tem a sorte de se terem um outro!

    • Mariana Seara Cardoso

      Obrigada Maria João!
      Vai correr bem.

  • Andreia Pais

    Responder

    Sim, é perfeitamente normal. Também fiquei nervosa e com vontade de chorar quando deixei o meu casal de gémeos na escolinha a 1a vez. Mas como os fui habituando aos poucos, foram p la 1 dia 2 horas outro dia mais uma e assim sucessivamente, foi custando cada vez menos. Até porque comecei a pensar que como vão os dois, nunca estão sozinhos e isso deixava me mais tranquila. E agora até eles ficam contentes quando lá chegam. Isso passa com o tempo! Coragem! Beijinho

    • Mariana Seara Cardoso

      Obrigada pela força e partilha! Vai correr bem. ❤️❤️

  • Susana Morais

    Responder

    Boa noite Mariana,

    Antes de mais, os meus parabéns pela família linda! Desejo-lhe muitas, muitas felicidades!

    Em relação ao aperto no coração… confirmo e “reconfirmo” tudo o que as outras mães que comentaram disseram: sim, custa muito nos primeiros dias (leia-se semanas…), mas de facto, mesmo que chorem ou façam algum tipo de birra, habituam-se com mais facilidade do que podemos imaginar; e ao fim desse período de adaptação, assim que viramos costas, já estão entretidos com alguma actividade e/ou com algum coleguinha!

    (E nós, mães galinhas / corujas / cangurus… whatever!), preocupadíssimas, a ganhar rugas e cabelos brancos por pensar que “abandonámos” as nossas crias, que nas nossas mentes estariam “melhor perto de nós”!)

    E depois, na hora de os irmos buscar, a maior parte das vezes nem querem vir connosco, tal é a excitação com a escolinha!

    No meu caso – tenho uma filha com 10 anos e outra com 5, acredite que ainda hoje me custam os primeiros dias – e tento ao máximo não lhes demonstrar o meu nervosismo – acabam por ficar todo o dia preocupadas comigo, acredita?!

    Tenha calma, respire fundo e acredite que vai mesmo correr tudo bem.

    Um beijinho.

    • Mariana Seara Cardoso

      Obrigada! ❤️❤️

  • Vera Costa

    Responder

    Sim tive muuitos medos ! Hehe. A minha filhota mais velha teve o seu primeiro dia de escola o ano passado, tinha 3 anos e sai da escola a chorar baba e ranho !! Posso dizer que até chorei mais que ela !! Mas foi uma agonia, deixa-la “sozinha”, ver que ela estava a chamar “mama .. mama” e a chorar também, foi muito custoso ! Parecia que estava a deixar a minha bebé ali vulnerável, longe de MIM, que não ia poder defendê-la … Mas é um processo pelo qual todas as mães passam … Lembro-me de sair da escola e na rua iam outras mães a chorar tanto quanto eu, parecia a rua das lágrimas heheheh este ano a escolinha da minha bebé grande já começou e eu e essas mesmas mães já nos rimos muito com esse primeiro dia de escola o ano passado, neste regresso à escola houve apenas alegria e muita vontade de rever a professora e amiguinhos dela, foi completamente diferente do ano passado, tanto da parte dela como da minha. O mais pequenino ainda está comigo (tem 1 aninho) e nem quero imaginar como vai ser quando for o primeiro dia dele ….. Força ! E Coragem ! Nós sofremos mais que eles 🙂 e lembre-se eles sentem tudo o que nós estamos a sentir, quanto pior ficar, pior eles ficam. Só lhes faz é bem 😉 e a nós também ! Daqui a umas semanitas já se ri também deste primeiro dia 😉 😉 beijinho com muito carinho. E deixar só aqui uma palavra de apreciação, porque admiro-a muito e à linda família que construiu. Espero que a Felicidade seja uma rotina SEMPRE !

    • Mariana Seara Cardoso

      Obrigada pela partilha e apoio!
      ❤️❤️

  • Marta Vassalo

    Responder

    Também eu sou mãe de gémeos meninos com 14 meses e, também o meu coração anda apertadinho. Os meus bebés vão na semana seguinte e, se por um lado eu ache que eles vão ficar bem, porque ficam sempre excitados com outras crianças, por outro sinto que estão cada vez mais ligados a mim. Mas é uma fase que temos de ultrapassar! Beijinho

    • Mariana Seara Cardoso

      Somos fortes e é para o bem deles! ❤️❤️

  • Sandrine

    Responder

    É um sentimento partilhado por todas nós mães! As minhas Princesas felizmente ficam com uma ama, que é como alguém da família. Já têm 15 meses e correu sempre tudo bem… Hoje estou um pouco nervosa…vamos iniciar o desfralde pois com 2 bebés e uma bebé grande de 5 anos não tem dado até agora…espero dar conta do recado!

    • Sandrine

      Disse 15 meses mas queria ter dito 25, enganei-me…

      • Mariana Seara Cardoso

    • Mariana Seara Cardoso

      Vai correr tudo bem!
      Obrigada pela partilha.

  • suzana carvalho

    Responder

    Eu sou uma mãe atípica,nunca fiquei nervosa,nem chorosa,nem cm coração apertado por levar os meus filhos para o 1º dia de escola. Sempre encarei com muita naturalidade, e confesso que até ansiava por este momento… Adoro ver os meus filhos galgando as escadas do crescimento,passando etapas. Levei a maquina fotográfica,aperaltei os meus filhotes e levei-os a escola com o maior entusiasmo. E para ser bem sincera acho que o problema está com as mamaes que não querem cortar o cordão umbilical… Crianças adaptam-se lindamente…

    • Mariana Seara Cardoso

      Obrigada pela partilha! Vai ser óptimo para eles!

  • Sandra

    Responder

    Olá Mariana,

    Não é fácil, custa um bocadinho, mas faz bem, com quatro sozinha em casa… não ia ser para ninguém, eles vão fazer amiguinhos ter outras experiências.

    Força vai correr tudo bem !
    Bjs

  • Sandra

    Responder

    Ficaram bem na escolinha ???

  • Paula Martins

    Responder

    Olá mais uma vez Mariana,
    Deixar as minhas gémeas pela primeira vez foi aguniante…
    Primeiro a sensação de abandono… A dobrar!
    Segundo pensei que uma boa mãe ficaria em casa com elas.. Chorei!
    Terceiro, a alegria delas no primeiro dia quando viram tantos meninos… Alívio…
    Depois passamos por uma fase difícil, em que já não era “fixe” ir para a escola… Mas lá se habituaram… Eu é que não… Quiz sempre ficar com elas em casa, mas era preciso ganhar dinheiro!
    Tudo se torna fácil quando se faz com o coração… Eles vão adorar, vai ver!
    Beijinhos e boa sorte!

    • Mariana Seara Cardoso

      Olá!
      Obrigada pela partilha e apoio.
      É bom ouvir esses relatos.
      Beijinhos e até breve.

  • Ana Patrícia

    Responder

    Pois é… a minha dilhota vai fazer 3 anos em Novembro e foi para o jardim infantil no passado dia 16, começou bem mas tudo se alterou com o fim de semana, está mto nervosa, não quer ir dormir à noite, só quer colo e chora mtas vezes, não é mesmo nada fácil, mas sim temos que acreditar que é o melhor para ela…
    Eu acredito que tudo passa e que tudo faz parte da vida, mas que custa e agonia imenso, lá isso é verdade.
    É preciso acreditar… Vai tudo correr bem 🙂

    • Mariana Seara Cardoso

      Olá Ana,

      Obrigada pelo apoio.

      Até agora está tudo a correr bem. 🙂 🙂

      Beijinhos

  • seo fiverr

    Responder

    “Hello. splendid job. I did not imagine this. This is a great story. Thanks!”

  • Poor quality agency

    Responder

    Thank you ever so for you blog post. Cool.

  • boxhead

    Responder

    I really liked your post.Thanks Again. Want more.

  • bachelorette party games

    Responder

    Thanks for sharing, this is a fantastic blog post.Really thank you!

  • adwcleaner.mobi

    Responder

    I think this is a real great article.Really looking forward to read more. Fantastic.

  • comprar zapatos online

    Responder

    Enjoyed every bit of your blog article. Want more.

  • fake view

    Responder

    vo6jFX pretty handy material, overall I imagine this is really worth a bookmark, thanks

  • sizegenetics

    Responder

    I think this is an informative post and it is very useful and knowledgeable. therefore, I would like to thank you for the efforts you have made in writing this article. 

  • male enhancement cream

    Responder

    i read a lot of stuff and i found that the way of writing to clearifing that exactly want to say was very good so i am impressed and ilike to come again in future..
    male enhancement cream

  • click to investigate

    Responder

    I simply want to mention I am just very new to blogging and actually savored your web blog. Almost certainly I’m going to bookmark your site . You certainly come with awesome posts. With thanks for sharing your blog site.

  • navigate to this web-site

    Responder

    I just want to say I’m very new to blogs and absolutely savored you’re web blog. Almost certainly I’m going to bookmark your blog post . You definitely come with beneficial article content. With thanks for revealing your web page.

  • John Deere Diagnostic and Test Manuals

    Responder

    What i don’t understood is in fact how you are no longer really much more well-appreciated than you may be right now. You are very intelligent. You realize thus considerably in terms of this matter, produced me in my view consider it from so many numerous angles. Its like women and men aren’t involved until it is one thing to do with Woman gaga! Your personal stuffs outstanding. Always take care of it up!

  • Corrie Cyrus

    Responder

    Nice one for picking the correct to debate this amazing, I think eagerly in it and true love researching a little more about this specific area. Any time probable, when you get to competencies, you imagination adding all of your blog page by working with further more facts? This can be very ideal for everyone.

  • Daniell Scarola

    Responder

    There is noticeably big money to comprehend this. I suppose you have made specific nice points in functions also.

  • http://www.whitesagelaceguild.com/

    Responder

    Keep up the good work.It is very informational.highly recommend you learn this review.

  • Botox Toronto 

    Responder

    Your site fantastic, superior quality succeed… Most probably various should realize others despite that they don’t take time to advise you.
    https://www.paradiselaserbotox.ca/

  • Google

    Responder

    Hello there. I discovered your blog by the use of Google at the same time as looking for a related matter, your web site came up. It looks great. I’ve bookmarked it in my google bookmarks to come back then.

  • Clarice Ina

    Responder

    appreciation for blogging!. “Shoot for the moon. Even if you miss, you’ll land among the stars.” by Les Brown..

  • Arvilla Landolt

    Responder

    steam cleaners can clean lots of dirty clothes in a very short period of time that is why i always prefer to use them.,

  • Tomika Morganson

    Responder

    Merci beaucoup quant à la pureté des thème mentionnés ici : on risque tout de suite s”interviewer au sujet de la juste signification des prétextes que vous citez maintenant…

  • Angelo Moretto

    Responder

    Precisely what I was searching for, thanks for posting .

  • Yadira Kilbury

    Responder

    I am often to blogging and i also really appreciate your content regularly. Your content has really peaks my interest. I am about to bookmark your site and maintain checking for first time data.

  • Neville Piacquadio

    Responder

    You need to be a part of a tournament for one of the highest quality blogs online. I am going to recommend this page!

  • Yukiko Smyrl

    Responder

    Great blog here! Also your site loads up very fast! What web host are you using? Can I get your affiliate link to your host? I wish my website loaded up as quickly as yours lol

  • Buy dextroamphetamine online

    Responder

    now and could just like to say thank for a tremendous post and a all round entertaining website. Please do keep up the great work.
    Buy dextroamphetamine online

  • laurice

    Responder

    I read few posts on this web site very interesting and has sets of fantastic information.
    KW casino sites online

  • om Wordpress

    Responder

    Excellent article. Very interesting to read. I really love to read such a nice article. Thanks! keep rocking.
    Information om WordPress

Deixe um comentário