Falar de alergias!!

0 Comentários

Falar de alergias!!

Olá,

Hoje vou falar-vos de um tema muito importante que uma leitora abordou numa mensagem. Como me deixou alerta, fui investigar para poder ajudá-la, e a outras Mães que passem pelo mesmo.

Sou apologista de que o nosso leite, o leite materno, é o melhor alimento para os bebés, que amamentar faz bem e é extremamente importante para a mãe e para o bebé. No entanto, isso não dispensa que estejamos muito atentos aos sinais, pois existem bebés que não se adaptam tão facilmente à alimentação fora da barriga da mãe. Cada bebé é único e tem o seu ritmo. Por isso há que tentar perceber, junto do pediatra, qual a realidade dos nossos bebés.

Por exemplo, hoje em dia fala-se muito das alergias alimentares. Felizmente, esta realidade não é muito comum, mas há alguns bebés que são alérgicos à proteína do leite de vaca. As alergias alimentares podem causar desconforto ao bebé e preocupação acrescida aos pais, sendo essencial que estejam atentos e reportem as reações ao profissional de saúde, para que se perceba exactamente qual a causa do desconforto, e o médico encontre as alternativas mais adequadas para o bebé.

Muitas vezes essas alergias ou intolerâncias podem desaparecer com o seu crescimento e deixar de existir. Por isso, o primeiro passo será perceber que alergias e intolerâncias são, alterar a alimentação do bebé mediante as recomendações do pediatra e acompanhar a evolução das suas reações relativamente às indicações aplicadas. No caso em que o aleitamento materno não seja possível ou suficiente, o profissional de saúde pode recomendar produtos adequados que ajudam nestas situações, ajudando a promover o bem-estar do bebé e dos pais.

Algo que também acontece frequentemente é, no caso de haver histórico familiar de alergias (pai ou mãe, ou ambos), o pediatra pode aconselhar alterações na alimentação de forma a reduzir o risco alérgico, uma vez que filhos de pais com alergias têm maior propensão a manifestarem também essas alergias.

O essencial será aceitar e compreender que os bebés não são todos iguais, e não é certo que por um filho ter alergias ou intolerâncias que outro também venha a ter, ou vice-versa. Até eu, com 4 gémeos, vejo quatro bebés completamente diferentes e muitas vezes com necessidades distintas.

A minha resposta à leitora que me contactou aplica-se a todas as mães – Acreditem: melhor que o nosso amor e carinho não existe!

Uma boa nutrição é importante para os nossos filhos e os médicos conseguem orientar-nos de forma a que consigamos dar o nosso melhor aos nossos bebés. Estarmos bem é meio caminho andado para que eles se se sintam tranquilos e seguros. É importante informarmo-nos com os profissionais de saúde e mantermo-nos esclarecidos. Há também alguns sites com informação interessante e (eventualmente) útil, tal como Aptababy Clique aqui!

Lembrem-se, o mais importante é manterem-se atentos aos sinais e contar com o apoio dos vossos médicos.

Beijinhos

 

*Publi / Post escrito em parceria com Milupa S.A.

Nota Importante: O leite materno é o alimento ideal para o bebé. Consulte sempre o Profissional de Saúde sobre a melhor nutrição para o seu bebé.

ONE OF US!
Uma coleção cheia de cor e autonomia!
0 Comentários

Deixe um comentário