A hora de dormir tem sido difícil!

10 Comentários

A hora de dormir tem sido difícil!

A hora de dormir, como costumo dizer, é sagrada e não gosto de grandes confusões.

Ultimamente as coisas não têm corrido como gosto e tem sido tudo mais confuso.

Não sei se da mudança de hora, se é de andarem mais excitados, mas ninguém anda a querer ir para a cama. Sim… contagia-se de uns para os outros!… A sorte é que as pequeninas são mais fáceis, fazem menos birras e vão para cama mesmo que refilem. E mal entram na cama, acabam por se calar.

Tem sido difícil ter todos na cama a dormir às 20h30…  há umas semanas deitava-os às 20h00 e às 20h30 estava tudo a dormir ferrado….

Por conversas com a pediatra e como Mãe, tenho a noção de que os bebés/crianças têm de dormir bem e deitar cedo. Tudo isso contribui para o bom crescimento deles e para manhãs com boa disposição, em vez de manhãs com birras e más disposições.

Normalmente, até o horário de verão começar, às 20h30 estavam todos a dormir, mas com o dia até mais tarde as coisas estão a tornar-se mais complicadas. Tenho esperança de que seja por isso e de que as coisas rapidamente voltem ao normal. Mas a hora já mudou há algum tempo… ahaha

Os mais velhos são mais complicados e andam a fazer muitas birras por não querer dormir. Querem brincadeira e pedem para ver bonecos, que eu à noite depois do jantar sou contra… acho que os desperta e não ajuda a uma boa rotina de sono.

Ultimamente têm ficado no quarto a falar e a fazer bagunça, e às vezes já é tarde e ainda se ouve muito barulho no quarto. Muitas vezes acordam as manas e ficam todos na brincadeira…

Acho que a solução passa por ficar lá à porta ou sentada até todos dormirem e tentar com uma história a mais acalmar as feras, já que com uma não está a funcionar.

Por aí, mais truques? Muitas birras?

Uma nota: sexta e sábado deixo-os ficar mais tempo (aos mais velhos só) e talvez isso possa estar a atrapalhar… pensam que todos os dias são sextas e depois não querer dormir. Mas afinal nesses dias podemos brincar mais com eles…

Dúvidas e mais dúvidas e medos de às vezes não fazermos o que é certo… Pois na verdade só queremos o melhor para os nossos filhos.

❤️❤️

Estes pijamas queridos são de uma marca muito gira chamada Cucco Baby, vejam a marca que vale a pena. http://www.cucco.pt/


Hoje no Porto emocionei-me!
O verão, a diversão e a proteção estão à porta!
10 Comentários
  • sara

    Responder

    Olá, por aqui passa-se o mesmo, tenho uma princesa com quase oito anos e se de inverno ela vai para a cama de livre e espontânea vontade, ainda antes da hora de dormir, de verão o caso muda de figura. O que tenho notado é que à medida que os dias crescem a vontade de ir para a cama diminui, o que torna mais difícil tê-la descansada e fresca na época de fichas de avaliação, a desculpa é sempre a mesma “Ainda é de dia!” acho que o sol recarrega-lhes a bateria 🙂 . Como trabalho ao sábado à sexta vai para a cama à mesmo hora, só ao sábado pode ficar até mais tarde e no meu caso nunca influenciou a rotina semanal. Se as histórias funcionam olhe conte mais uma, comigo tinham o efeito contrário, ainda a deixavam mais desperta! Parabéns pela família que tem!

  • Carolina Figueiredo

    Responder

    Olá Mariana, costumo fazer babysitting e já me deparei muitas vezes com esse problema. Uma das minha estratégias é deixar sempre um bocado da porta aberta e ir passando e espreitando porque ficar lá dentro só os desperta para a brincadeira, principalmente por não ser a mãe e ser “uma amiga”. Tente contar histórias mais calmas sem grandes aventuras para que isso não os levem a despertar ainda mais 🙂

  • Esmeralda Martins

    Responder

    Olá, esta é a primeira vez que aqui comento e precisamentenum tema que também é muito sensivel para mim enquanto mãe. Sempre tentei criar rotina do sono na filhota (com quase 7 anos) e correu bem, tanto que até hoje, nunca fez birras para ir dormir. O bebé com 16 meses também já tem a sua rotina que é antecipada porque necessita de dormir ainda mais cedo. No entanto cá em casa, mesmo no verão com os dias longos, começamos por fechar os estores um pouco depois do jantar, apagamos as luzes, acendemos os candeeiros em cada um dos seus quartos e preparamos os dois,dizendo que está na hora de acalmar, de brincar baixinho, de ler a tal história que faz parte da nossa rotina, assim como o leitinho e os beijinhos e miminhos dos papás. Aqui deixamos ver um pouco de tv mas moderado e com limite de tempo definido. Às vezes cheguei a usar o temporizador da cozinha para a filhota ter noção do tempo que passa e funcionou muito bem.
    Sempre correu bem e a verdade é que esta rotina, obriga a muita disciplina de nós pais, é um investimento que só tem retorno a longo prazo. Muitas vezes vamos a jantares ou a saidas com os filhotes e eles não aguentam mais de uma hora fora da sua rotina e a filhota pede mesmo para ir para a cama quando está cansada.
    Se é que posso sugerir ou aconselhar, o mais coerente é ser inflexível, ser persistente e determinado, uma vez que os gémeos mais velhos também são um “ezemplo” a seguir pelas gémeas mais novas seria bom que entrassem nessa rotina o quanto antes senão ainda este verão é capaz de teros 4 a fazer birras e todos nós pais sabemos o quanto é complicado gerir uma birra, quanto mais 4 ao mesmo tempo.
    E olhe, eles são todos umas ternuras lindas, depressa se habituam.
    Desejo-vos muitas felicidades, têm uma família linda!

  • Hélia Vieira

    Responder

    Olá Mariana antes de mais Parabéns, pela família e por ser uma mãe tão dedicada aos pequenotes!!! Aqui passamos pelo mesmo. Tenho uma bebe com 4 meses que desde que nasceu nunca acordou de noite para beber leitinho nem na maternidade!!! Apartir das 21:30 chora ( pede a caminha dela e fica até no outro dia) acorda no dia seguinte por volta das 10:30. Já a mais velhinha com 2 anos e meio, só faz birras por tudo, não quer dormir, diz que não quer xixi cama!!!! Não que lhe fazer. Primeiro dizem que é da Irmã ser muito pequenina, outros dizem que são os ciúmes, porque não está no colégio !!! Agora o que fiz foi acabar com o leitinho com chocolate. Uma mãe disse me que o menino dela assim que bebia leite com chocolate ou mesmo um quadradinho era o suficiente para não dormir ( basicamente fazia o efeito do café ) e diz que nunca mais teve estes comportamentos!! Eu já estou por tudo vamos ver . Um beijinho e que tenhamos sempreee paciência para os nossos pequenos, são o melhor de nós é para nós ❤️

  • Su

    Responder

    Olha eu por experiência acho que uma das regras é não abrir muitas exceções. Eles tentam em algumas fases ver se ‘têm’ sorte mas acabam por perceber que é assim e pronto.
    Mas de qualquer forma é normal eles nesta altura ficarem meio baralhados com a mudança da hora… não stresses muito com isso 😉
    Beijinhos

  • Pure Nature

    Responder

    Connosco passa-se exactamente o mesmo, a hora de ir para a cama tem vindo a atrasar a cada dia que passa. Mas como tem acordado à hora certa e com boa disposição, não nos temos preocupado muito. E concordo com a Sara, conforme os dias vão ficando mais compridos menor é a vontade de ir para a cama (falo por experiência).
    A macrobiótica explica como o sol pode regular o nosso horário. E a ciência também explica como a luz afecta o nosso sono e regula o nosso horário biológico.
    No entanto se acha que eles precisam de dormir as mesmas horas, talvez diminuir a intensidade da luz e o barulho com mais antecedência possa ajudar.

  • Daniela

    Responder

    Por aqui, inicialmente tentei colocar essas boas práticas dos horários de dormir. Contudo, com o trabalho e depois chegar a casa entre banhos, jantar e todas as outras tarefas domésticas, não é fácil! Com o mais novo, bastava colocá-lo na cama com a fraldinha e a chucha que adormecia sozinho. Depois começou a perceber que o mano ainda ficava a brincar e quis o mesmo!
    Ainda tentei manter este ritmo, e ficar com ele até adormecer, mas depois eu ficava em stress com todas as coisas que ainda faltavam fazer e ele percebia e não adormecia….
    Resultado, primeiro despacho tudo e depois vamos todos para a cama e aí é só apagar a luz, ficar um bocadinho e eles lá adormecem. O problema é que às vez já são 23:00 e ainda andam em brincadeira….
    Acho que cada um tem o seu ritmo, só temos mesmo é de ir ao encontro dessas necessidades!
    Beijinhos

  • Ana Ramos

    Responder

    Olá, gosto muito de acompanhar o blog, pois por aqui também tenho um casal de gémeos com quase 6 anos e uma irmã mais velha com 12 anos.
    A rotina é a mesma desde sempre, às 21.00h todos (os 3) lavam os dentes e vão para a cama, vêm um livro durante os 5 minutos do “toca a despachar” e pronto.
    No dia seguinte levantam-se por volta das 7.30h; por isso o descanso é fundamental.
    Só ao sábado podem ir um pouco mais tarde para a cama, por vezes também refilam, mas não cedo e lá vão eles dormir. Fico por perto para ver se ouço algumas vozes e quando acontece, chamo-os à atenção e eles acalmam.
    Espero que corra tudo pelo melhor. Um bj

  • clarav

    Responder

    Não tenho gémeos mas tenho 3 filhas muito próximas de idade (uma de 4anos e meio, outra de 3 anos e a mais pequena com 1 ano e 6 meses…a quarta chegará no outono 🙂 e aqui funciona tudo de forma semelhante: 20h vestir pijama, lavar dentes, pôr fralda/fazer xixi, rezar ao Jesus e história. Pelas 20h30 já dormiam…até chegar o horário de verão 🙁
    Pelo que me venho apercebendo ao longo destes quase 5 anos de maternidade influencia e muito o facto de ainda ser dia. O que faço é, enquanto elas brincam depois de jantarem, desligo televisão (proibidíssima depois do jantar) e vou fechando as persianas dos quartos e reduzo um pouco a luz da sala mas tenho de lhes dar tempo pois não é automático, demora o seu tempo a melatonina a fazer efeito. Tenho notado algumas melhorias, pelo menos já não adormecem às 22h como chegou a acontecer, agora já consigo que às 21h estejam a dormir.
    Agora quando fugimos à rotina (p.ex. dormir em casa dos avós :P) é para esquecer, tirando a mais pequena, as outras duas piratas não se deixam levar na cantiga e manipulam os avós indefesos, ihih.

Deixe um comentário