Medo da noite, do escuro….

7 Comentários

Medo da noite, do escuro….

Estamos a passar uma fase complicada com o nosso Tomás. Estamos todos a aprender a lidar com os seus medos e inseguranças.

Tem medo da noite, do escuro e nunca quer ir para a cama sozinho. Diz sempre que não tem sono, mesmo que esteja podre.

Confesso que não sei lidar muito bem com estes medos e que fico com o coração pequeno de o ver assim aflito…Tento ficar com ele para o acalmar e fico de mão dada muitas vezes, até adormecer, mas não sei se resolve alguma coisa.

Se acorda e a porta está mais fechada, fica em pânico e chama por nós.  Pede para beber o leite na nossa cama… muitas vezes deixo, mas nem sempre para não criar um hábito.

Um filme que não estou a conseguir resolver e que espero que acalme e que não passe para as irmãs.

Não é fácil gerir…

 

Exausta!
O regresso às aulas e de alguns amigos!
7 Comentários
  • Catarina Vaz

    Responder

    Olá, a única solução é contrariar explicando que não tem que ter medo porque o escuro nao faz mal, que todos dormem no escuro, não só todos em casa mas também os colegas da escola! É a melhor solução, caso contrário, se ficar por perto vai alimentar-lhe o medo. Passei por outrordos com a minha filha e o que o pediatra aconselhou foi a desvalorizar sem deixar de prestar atenção mas contrariar.

  • Elisabete

    Responder

    Q idade tem? Por aqui ta o baby R com 2anos e 5meses e tb comecou ha 1mes e tsl a dizer q tem medo de uma sé rie de coisas… mas do escuro ainda nao s lembrou… nao sei s será apenas fita… ele é muito “gozão”

  • Susana

    Responder

    E uma fase um pouco delicada, também passamos pela essa fase, com a nossa filha foi falar muito com ela para entender do que realememte tem medo, mas não é sempre fácil para as crianças de explicar, também lemos bastantes libros sobre a noite, o escuro etc…

    E decidimos de deixar uma pequena luz no quarta, assim se acordar durante a noite fica mais sossegado.

    Couragem para vocês

  • anabela

    Responder

    uma luz de presença no quarto nao ajudaria?

  • Marta Rodrigues

    Responder

    Como eu compreendo essa situação. O meu filho com 2 anos e 5 meses já faz isso há algum tempo. Diz que não quer dormir na cama dele porque tem lá um leão, inventa todas as desculpas e mais algumas. A única forma de o acalmar é colocá-lo na nossa cama, bebe o leitinho e quando adormece levamo-lo para a sua cama. Às 4 da manhã acorda sempre a chamar por nós em pânico!

  • No Reino do Infinito

    Responder

    Uma vez li que algumas crianças começam a ter estes comportamentos porque de noite, têm saudades dos Pais e sabem que assim conseguem ter a sua atenção e companhia por mais tempo. A minha filha, até hoje, já com 7 anos, pede para que a acompanhemos à cama com ela até adormecer. Se é um mau hábito? Talvez, na perspectiva de muitos. Para mim é ainda criança e não o será por muitos mais anos.

  • Laura Fontes

    Responder

    Fui uma menina/ adolescente com vários medos incluindo o do escuro. Os meus pais sempre me aconchegaram no meio deles e a segurança que isso me trouxe foi excelente! Discordo completamente das teorias de mostrar que o escuro é inofensivo e tal :)….tenho pavor de cobras e nem quero imaginar o pânico que seria colocarem-me perto de alguma só para me mostrarem que não faz mal. Mimo e protecção.

Deixe um comentário