Muita água!

1 Comentário

Estamos a ter um verão como não me lembro, com um tempo espetacular e com banhos de mar ainda melhores!

Cá em casa está tudo a adorar esta estação, está a ser uma grande estreia para a Francisca e para a Maria do Carmo, têm desfrutado bastante e aprendido muitas coisas, realmente no verão as crianças crescem e evoluem imenso, noto alterações de dia para dia.

No entanto, com dias tão quentes (finalmente agora acalmou um bocado) devemos beber muita água e, principalmente, não nos podemos esquecer de dar água às crianças. Cá em casa a Matilde e o Tomás já nos pedem mas as gémeas ainda não o sabem fazer e, por vezes, com tantas coisas por fazer fica sempre alguma coisa para trás, o que vale, é que como já as vou conhecendo, quando as vejo a começar a ficar rabugentas do nada, já sei que estão com sede, adoram beber água!

Não sei se é da idade mas ambas, com estes dias quentes, mesmo à sombra suam bastante e muitas vezes acabam por tomar dois banhos por dia, é a única maneira de as refrescar.

Digo sempre que água é a única bebida que me tira mesmo a sede.

Algumas curiosidades que encontrei:

Que quantidade de água/ bebidas devemos consumir?

O Instituto de Hidratação e Saúde, baseado nas recomendações da European Food Safety Authority (EFSA), fez recomendações para a população portuguesa, sobre a quantidade de água e outras bebidas necessária para a correta hidratação:

  • 2 a 3 anos: 1000 ml/dia
  • 4 a 8 anos: 1200 ml/ dia
  • 9 a 13 anos: 1400 ml (meninas); 1600 ml (meninos)/ dia

 

Esta quantidade inclui não só água mas também leite e outros alimentos ricos em água (sopa, saladas e fruta)!

 

Estas necessidades dependem de vários fatores como a idade, o género, a atividade física e o clima, entre outros. Sendo que o mais importante é estar atento aos pequenos sinais de alerta que podem indicar desidratação como:

  • sede
  • urina amarela escura e/ou com cheiro intenso
  • cansaço, dores de cabeça
  • irritabilidade
  • febre, vómitos, diarreia

 

Bibliografia:

Padrão, P.; Lopes, A.; Lima R.M., Graça, P. Hidratação Adequada em Meio Escolar. Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. Setembro 2014. ISBN 978-972-675-214-1

Conselho Científico do Instituto de Hidratação e Saúde. Estabelecimento de Recomendações de Hidratação para os Portugueses. Maio 2010

Comissão de Nutrição SPP. Alimentação e Nutrição do Lactente. Acta Pediátrica Portuguesa.  43(5). Set/Out 2012. Supl II.

 

Siga-me também no Facebook e no Instagram!

img_0578

Coisas giras de uma família numerosa!
13 meses de uma experiência boa demais!
1 Comentários

Deixe um comentário