Os filhos gémeos? Ser mãe de gémeos?

10 Comentários

Os filhos gémeos? Ser mãe de gémeos?

Desde que soube que ia ter gémeos, parece que à minha volta só oiço falar de gémeos e que são muitos e muitos a nascer.

Pode ser por estar mais atenta ao assunto, dizem que acontece o mesmo quando estamos grávidas, só vemos grávidas à frente…

Antes, além das minhas tias gémeas, essa palavra ou pensamento existia pouco. Claro que ter o blog ajuda, falo com milhares de Mães de gémeos e leio muitas histórias, e hoje em dia com as mulheres a engravidar cada vez mais tarde e com tantos casos de infertilidade os gémeos também aparecem mais vezes.

A verdade é que nunca imaginei ter quatro filhos, muito menos 2 pares de gémeos!! Nunca sequer pus essa hipótese!

A vida mudou muito, mas para melhor. Acredito, e digo isto de boca cheia, que os gémeos alegram uma família e enchem uma casa.

Confesso que quando soube a minha reação não foi a melhor, mesmo nos primeiros, tive um período de adaptação, claro que no segundo par foi muito mais complicado e esse período durou mais tempo. Acho que no primeiro par tudo passou quando soube que ia ter um rapaz e um rapariga, aí vibrei muito, no fundo nunca iriam ser iguais e isso deixava-me mais descansada, porque um dos meus medos era não saber lidar com duas pessoas “iguais”, e que as outras pessoas à volta também não soubessem. Até para os próprios gémeos acredito que não seja fácil ser idêntico a alguém, terá muitas coisas boas, mas terá algumas dificuldades também. Nunca vivi isso de perto, a única história que conheço é de uma amiga minha que tem duas filhas gémeas idênticas, e até corre bem, embora muitas pessoas não as distingam…

No entanto, mesmo sendo idênticas, são pessoas distintas e cada uma tem a sua personalidade. Muitas vezes as pessoas não entendem que são pessoas individuais, com gostos diferentes; por isso é que tento sempre falar nos meus filhos referindo-me aos nomes e não tratá-los por “gémeos”, porque na verdade são duas pessoas diferentes e devem ser tratados como tal.

Deixo uma lista de curiosidades sobre gémeos e Mães de gémeos:

– Nascem sempre mais cedo que o “normal”, quase sempre antes das 37
– Grande parte dos gémeos são canhotos, aqui em casa por acaso não vejo ninguém… só eu! 🙂
– Muitas vezes os gémeos têm linguagem própria
– Quem tem gémeos tem maior probabilidade de voltar a ter, isto se forem naturais.
– Um mesmo óvulo pode dividir-se antes de ser fecundado por mais de um espermatozóide. São os semi-idênticos, os gémeos são iguais apenas em metade dos genes.
– Por incrível que pareça, é muito raro, mesmo muito!! Um óvulo pode ser fecundado quando a mulher já está grávida de pouco tempo, ou seja os gémeos não são feitos no mesmo dia. Lembro-me de perguntar isto nas urgências nos meus primeiros filhos e o meu marido ter gozado comigo, mas os médicos disseram logo que sim!!! Que loucura…
– Li num estudo, não sei se é verdade ou não… que as Mães de gémeos vivem mais tempo, gostava que sim, um dos meus maiores medos é a morte e ter de deixar 4 bebés.
– Os gémeos são melhores amigos e sentem muitas coisas um do outro
– Uma Mãe de gémeos é por norma uma pessoa mais des-complicada.
– Ser Mãe de gémeos é uma benção e um amor a dobrar cada dia!

Dá trabalho ser Mãe de gémeos, mas na verdade acho que dá mais trabalho ter filhos em idades diferentes. O meu caso é diferente, e claro que dois pares dá trabalho, mas sinto que quando estou com dois é tudo fácil, temos sempre duas mãos e conseguimos fazer tudo e eles têm-se sempre um ao outro para brincar. Ser Mãe de gémeo é como acertar no Totoloto, a vida ganha nova vida e somos sem dúvida mais felizes!

Sou agradecida de ter sido escolhida para esta missão!

A hora de dormir anda a correr pior!!
Não é fácil e ainda conseguem complicar!
10 Comentários
  • Ana

    Responder

    Bom dia,

    Sou mãe de três filhos, tenho uma menina com 16 anos e um casal de gémeos com 15 anos.

  • Graça Ribeiro Telles Caldeira

    Responder

    Olá!! Sou mãe de gémeas… tenho uma filha de 3 anos, uma filha de 1 ano e por fim as gémeas de 3 meses…. Benção muito muito grande

  • Carla Alípio

    Responder

    Boa tarde, no meu caso fui mesmo abençoada pois estava há 4 anos a tentar engravidar e quase sem esperança quando consigo engravidar e de gémeos…melhor ainda 1 casal.Têm agora 15 meses.sao os meus tesouros.

  • Marta Soares

    Responder

    Ola, logo na primeira gravidez vieram dois meninos agora com 17meses, não têm sido muito fáceis, em especial nestes ultimos meses, muitas birras, algumas dicas?

  • Caty Teixeira

    Responder

    Olá, tenho 3 filhos, rapaz 15a,menina 10a, menina 7a, e por fim queríamos o 4º filho e vêm os nossos príncipes, na verdade chamo-lhes os nossos piratinhas 2 meninos. Estamos super felizes e estamos muito ansiosos que chegue o dia deles… A família toda, tios, tias, primos, primas, amigo/as, estão todos super animados com os nossos gémeos verdadeiros

  • Sofia Geraldes

    Responder

    Olá Mariana,
    Tenho uma menina de 2 anos e meio e dois meninos de 8 meses.
    Quando nasceram uma amiga incentivou-me a criar o blog “1+1=3 mummy blog”, um pouco para “desabafar”. Um dos meus príncipes foi operado de urgência as 3 semanas de vida e vive hoje com uma insuficiência cardíaca grave.
    Sigo o seu blog e agradeço a partilha. Ser mãe de gémeos foi a melhor coisa que nos podia ter acontecido

    • Mariana Seara Cardoso

      Ohhh, muita força!
      Vou ve ro blog.
      Um beijinho grande

    • Mariana Seara Cardoso

      Pode enviar-me um email para conversarmos? Blogaospares@gmail.com
      Um beijinho
      Mariana

  • Sofia Geraldes

    Responder

    Olá Mariana, claro que sim!
    sofia.geraldes@gmail.com

    Um beijinho

  • Sofia Geraldes

    Responder

    Olá Mariana,
    Fiquei na dúvida se a resposta seria para mim, mas já enviei email. Não sei se recebeu. Ainda assim obrigada mais uma vez pela resposta e pelas partilhas

Deixe um comentário