Os vossos filhos tomam banho todos os dias?

50 Comentários

Os vossos filhos tomam banho todos os dias?

Muitos de vocês vão ler este post e achar que sou má Mãe, preguiçosa ou até, que não trato bem dos meus filhos.

Aceito as vossas criticas e compreendo. Mas não sou uma Mãe perfeita e aqui em casa nem tudo é cor de rosa. A maternidade para mim não é cor de rosa. Confirmo que ser Mãe é o melhor da vida, uma verdadeira bênção, mas nem tudo o que envolve é perfeito e quem o diz engana ou tem quem faça as coisas “más”, não sabendo que elas existem! ahahahah

Nós Pais podemos errar, mas tentamos dar o nosso melhor e às vezes temos de optar por uma tarefa ou programa em vez de outro. Isto acontece simplesmente porque estamos cansados e não nos apetece fazer alguma coisa, como é por vezes o caso do banho.

Confesso que às vezes chego a casa tão cansada, que olho para os 4, imagino a rotina e não consigo. Opto assim por um banho mais rápido de caras, rabinhos e mãos. Podem achar mal, mas acabo por não stressar com eles e guardo o tempo para brincar ou descansar quando preciso.

Não adoro não lhes dar banho todos os dias e é raro acontecer, mas acontece e não me sinto mal por isso.

Quem está comigo e também passa pelo mesmo?

Irmãos dividirem quarto: sim ou não?
Pode não acabar este fim-de-semana? 
50 Comentários
  • S

    Responder

    Ola Mariana, cá em casa temos 3 filhos em escadinha e passa-se exactamente o mesmo. Tentamos mesmo fazer tudo o mais perfeito possível mas há dias em que não dá. A maternidade é a maior das bênçãos mas de facto tem momentos muito cansativos. Quando diz”ou engana ou tem quem faça as coisas más” é muito verdade. Obrigada por dizer o que pensa e sente. Gosto muito do seu blog. Felicidades e força.

  • Ana Melo

    Responder

    Cá em casa também não, até porque existem problemas de pele atópica e e as indicações médicas são para usar produtos específicos no banho e depois de hidratação e o banho diário só iria aumentar a pele seca e potenciar a atopia. Portanto fazemos muita higiene, mas banho 2 a 3 vezes por semana, salvo excepções e naqueles dias de verão intensos de brincadeiras em que se sujam mesmo duches rápidos.

    • Ana Melo

      É claro que o banho é bom, eles adoram e muitas vezes até os sossega… mas no caso da Mariana, com 4 e sozinha, torna-se tudo mais demorado, complicado e difícil. Portanto, não se martirize com isso pois de certeza os compensa noutras coisas que faz com eles. E mais vale “menos banhos” que “mais stress”… pelo menos eu, quando vejo a hora de deitar a aproximar-se e tudo atrasado, é um stress que

    • Ana Melo

      não faz bem nem a mim, nem a elas. Assim como em relação a outras coisas… prefiro fazer menos e passar mais tempo com elas, que fazer tudo a correr e com pressa e depois não ter calma nem paciência para me dedicar às crianças. Por isso relaxe e “keep the good work”… está no bom caminho e não tenha dúvidas sequer disso, os seus filhos são a prova, são crianças felizes e saudáveis.

  • Ana Melo

    Responder

    Ahh.. E, seguindo o seu conselho passei a usar as water wipes que também ajudam e fazem “milagres! 😉

  • Brenda

    Responder

    Eu tento dar dia sim dia não, mas às vezes passa mais um dia e fico aborrecida comigo própria , também me sinto assim muitas vezes , mas nós damos o nosso melhor e isso é o que importa

  • Sofia Otto

    Responder

    Por aqui tb é dia sim dia não e são só 2. Imagino com 4 E isso não nos faz más mães…

  • Ana Costa

    Responder

    Eu dou dia sim dia nao, e no verao quando ele se suja mais é que é quase todos os dias

  • Carol wernz

    Responder

    Aqui é Brasil. No minimo o banho é 3 vezes ao dia! Ninguém aguenta o calor.

  • Liliana

    Responder

    Por aqui é todos os dias quando tem escola pois tenho uma bebé de 5 meses e o mais velho anda sempre em cima dela mas quando está de férias da escola ( excepto férias de verão ) é dia sim dia não. E não é isso q faz sermos más mães. Também somos seres humanos

  • Laide Gonçalves

    Responder

    Laide Gonçalves aqui em casa toma banho todos os dias PARA quando ficarem adultos tomarem também a higiene e muito bom

  • Kelly

    Responder

    Oie mãezinha aqui em casa são duas crianças e dou banho na maior em dias alternados, e no pequeno por ser alérgico a fralda dou todos os dias, mais quando estou muito cansada até nele e um bello banho de gato, precisamos descansa e curtir o nosso pequenos.

  • Filipa

    Responder

    Tenho um filho com 5 anos e nos dias de escola tento dar-lhe banho todos os dias. Mas já aconteceu ter tudo tão atrasado que prescindi do banho e não me martirizei por isso! Ao Sábado, salvo alguma brincadeira mais física (por ex. futebol, que ele adora), é “dia de pausa” no banho. Estando a higiene essencial salvaguardada, também no banho podemos relaxar um bocadinho de vez em quando!

  • Jefferson

    Responder

    Olha , eu vejo da seguinte forma , se queremos dar nosso melhor , é nesses dias que estamos bad que devemos ter força para fazer o básico para manter a saúde e o bem estar dos nossos pimpolhos , um banho bem dado é importante para protegê-los de eventuais doenças , pois só nós sabemos que crianças não para , o mínimo que fazemos é preocupar se com a saúde e o bem estar , eles dependem de nós .

    • Welida

      Verdade concordou plenamente.

  • Marlene Cruz

    Responder

    Olá! Adorei o texto.São muito raras as vezes em que não dou banho a minha pequena de 4 anos,mas já tem acontecido, porque adormece e não quero acorda lá (uma vez adormeceu no carro vindo da praia e olha ficou sem banho não acordava por nada ).O seu texto apesar de nos falar sobre o banho faz nos refletir sobre como seres humanos não somos perfeitos e nada é infalível.Obrigada pela partilha

  • Marlene Cruz

    Responder

    Olá! Adorei o texto.São raras as vezes em que não dou banho a minha pequena de 4 anos,mas já tem acontecido, porque adormece e não quero acorda lá (uma vez adormeceu no carro vindo da praia e olha ficou sem banho ,não acordava por nada ).O seu texto apesar de nos falar sobre o banho faz nos refletir sobre como seres humanos não somos perfeitos e nada é infalível.Obrigada pela partilha

  • Germana Meireles

    Responder

    Aqui no Brasil tem que dar banho todos os dias, ate mesmo nos dias mais frios dou banho na bebe de 3 meses e meu esposo no de 2 anos guando chega do trabalho todos tomam banho no chuveiro. Os dois tem dermatite mais mesmo assim não vejo o pq de não dar banho. Voces conseguem ficar sem tomar banho?

    • Ana Paula Maciel

      Amada tiveram que invadir o Brasil para aprender com os índios…..portugal condenam dar muito banho…o ideal é ser blogueira que para escrever tem tempo mas dar banho nos filhos kkkk os bons hábitos se aprendem em casa e os maus também. Quero ver qdo eles comentarem com a psicóloga da escola.

  • Malu

    Responder

    Bom dia eu cuido de 3 netos ,porq seus pais trabalham muito e acaba ficando comigo boa parte das responsáveis mas , eles tomam banhos diários mesmo porq os dois mais velhos há se lavam sozinhos so precisa de uma vistoria kkkk e o bebê já está acostumado e não dorme sem banho . Parece exagerado mas acaba tomando 2 ao dia confesso que e bastante cansativo acho que vou reduzir para apenas um

  • Margarida

    Responder

    Sei como é , cuido do meu neto te entendo .

  • Ana

    Responder

    Banho depois que vem da rua é sagrado. Mas aquilo se os portugueses foram aprender a tomar banho com os índios é natural acharem valido isso. Depois que seus filhos não quiserem tomar banho já tem o que lhe jogar a cara. Banho é sagrado. Preguiça não justifica falta de higiene. Tava bom na hora de fazer 4 filhos agora pare de procurar justificação para ser porca.CPCJ existe sabia?

    • Isabel

      Que comentarios horriveis! Deixem lá o banho diario e aprendam a ser educadas! Isso sim era um bom exemplo para os vossos filhos. É totalmente desnecessario o banho diario, é só cultural cá, pq noutros paises ninguem da banho diario…

  • Lia

    Responder

    Eu tenho um casal de gemeos e o menino tem pele atopica e sempre me foi recomendado que não desse banho todos os dias. Durante a semana ha dias que dou seguidos porque têm ginastica na escola ou têm as actividades fora da escola ou simplesmente porque estão todos transpirados mas ha dias que nao dou para dar descanso á pele e lavo apenas o rabinho e os pés. Ha dias que não ha tempo para tudo! Bjs

  • Ana Paula Maciel

    Responder

    Banho depois que vem da rua é sagrado. Mas aquilo se os portugueses foram aprender a tomar banho com os índios é natural acharem valido isso. Depois que seus filhos não quiserem tomar banho já tem o que lhe jogar a cara. Banho é sagrado. Preguiça não justifica falta de higiene. Tava bom na hora de fazer 4 filhos agora pare de procurar justificação para ser porca.CPCJ existe sabia?

    • Gui Santos

      Ana Paula, deixe lá os banhos! As nossas crianças não andam descalças pela rua. Tenha maneiras! Aprenda a ser educada para poder educar os seus filhos.

  • Jessica Santana

    Responder

    Cada um cuida dos seus como pode. Não temos que criticar se toma ou não o banho. Nós somos humanos e não temos tempo para tudo. Levantar cedo deixar os pequenos na escola e ir ao trabalho. Não é fácil. Depois do trabalho as vezes temos que comprar alguma coisa para casa que está em falta, voltar a sair para ir buscá-los na escola. Eu tenho 3.e cada um está em escola diferente.

  • Pedro

    Responder

    Higiene é todo dia….banho para crianças é diversão

    Depois ficam adultos mal cheirosos

    • Lúcia Coutinho

      Verdade, nada mais revigorante que um banho… Criança adora.

  • Carla Carvalho

    Responder

    Cá em casa também são 4 e não tomam banho todos os dias também tenho problemas com pele atípica e não é recomendado tantos banhos claro no verão ou se andarem no parque o banho é sagrado mas não é por isso que me considero uma má mãe …a quem os tenha sempre impecáveis mas nem queira saber deles é so para inglês ver !isso é bem pior…tava aqui uma senhora a falar na cpcj oh minha senhora

  • Elisabete

    Responder

    Sou mãe solteira, com 4 filhos (são dois pares, mas não chegaram aos pares, cada um de sua vez!!!) e lá em casa passa-se exactamente o mesmo! Não é a única, deixe estar…. O meu lema é um dia após o outro e todos os dias são diferentes. Prefiro muitas vezes que brinquem, sem stresses, pois o dia a dia deles já é muito exigente por si só….. E por vezes sinto-me tão cansada que nem dá, mesmo….

  • Grasiela

    Responder

    Eu! Percebo perfeitamente e faço o mesmo. Mesmo eu não tomo banho todos os dias e lavo pés, partes baixas quando não tomo banho. O essencial é que a higiene necessaria seja feita. Bjo

  • Marisa Lima

    Responder

    Obrigada pela partilha Mariana. É bom saber que não estamos sozinhas neste”admirável mundo novo” da maternidade.
    Partilho da mesma opinião.
    Continua com o bom trabalho como mãe e blogger, os teus filhos agradecem e nós também

  • Angelita

    Responder

    Só de pensar em ar banho neles qndo chego em casa me dá até um desânimo. Não gosto mas dou todos os dias entro no banheiro junto pra tomar banho e já dou neles é o pai seca e coloca as roupas enquanto eu termino meu banho. Mas não gosto não..

  • Michelle Sant'ana

    Responder

    Gente, como assim ???? Qual a dificuldade de dar um banho na criança???? Além do mais, a partir dos 4 anos a criança já pode tomar banho sozinha com a supervisão de um responsável. Eu tomo 3 banhos por dia , minhas filhas também .
    Mas aqui é Brasil , o clima e a cultura também colaboram, mas mesmo no frio é 1 banho por dia .

  • Paula

    Responder

    UAU, que gente tão asseada, mas a falta de educação é imensa

  • Dina Martins

    Responder

    Olá, eu tenho 3 já bem grandinhos uma menina com 17 anos e dois rapazes com 14 e 15 anos de idade, os seus primeiros anos passaram em Luanda , faz muito calor sem banho as crianças não conseguem adormecer. Conclusão tomam banho todos os dias . Foi importante esta fase porque apesar de terem sido habituados mesmo assim os dois rapazes tem que ser lembrados todos os dias quando chega a hora .

  • That

    Responder

    É essencial e de extrema importância a higiene pessoal, e quem não o faz pra mim é desleixado, o mínimo q podemos oferecer aos nossos filho é conforto e cuidado, e banho para uma criança é necessário, até msm pq as atividades diárias exige MT de cada um, e o banho ajuda a relaxar fora o bem estar de se sentir limpo.

  • Sah

    Responder

    Aqui no Brasil no verão se toma banho até várias vezes no dia. Até no inverno é importante tomar um banho rápido para manter a higiene.

  • Mariana

    Responder

    Não querendo ser moralista mas sinceramente não compreendo. Uma coisa é uma vez por outra, um dia em que chegamos mais tarde a casa e eles já estão a dormir ou porque houve algum imprevisto que nos atrasou.. agora, assumidamente e intencionalmente não dar banho todos os dias não consigo compreender. Os pais não tomam banho todos os dias? Então por que motivo não se há de dar banho a uma crianca…

  • Mariana

    Responder

    … que passa o dia a rebolar pelo chão, a mexer na terra, que se limpa mal quando vai à casa de banho, que leva com a tosse e espirros de outras crianças em cima?? A desculpa do tempo não cola.. nós também podíamos dormir mais meia horinha dia sim dia não e saltar o banho mas não o fazemos, pois não? .. tomar banho diariamente é como comer, dormir, vestir, não deveria ser uma opcao.

  • Alexandra Rente

    Responder

    Olá, também tenho gémeos e concordo consigo! Eu não dou banho todos os dias, simplificar a nossa vida …

  • Lorena

    Responder

    É, né?! Realmente cada um sabe de si e o que é melhor. Na rotina corrida, muitas coisas se tornam cansativas, mas o banho é essencial! Em um dia de frio, quando todos estão cansados e a criança ficou dentro de casa sem se sujar é compreensível, mas deixar de tomar banho ou de dar banho em uma criança por escolher assim, é um pouco assustador…

  • Isabel

    Responder

    Mariana, nem posso acreditar nas respostas q teve… é pura ignorância, o banho diario nao é obrigaçao nenhuma… ca em casa dia sim dia nao. Mas pir outro lado ensino-lhes a aceitaçao, compaixão, empatia… para qd crescerem n virem dar respostas destas aos blogs dos outros

  • Gui Santos

    Responder

    Ana Paula, deixe lá os banhos! As nossas crianças não andam descalças pela rua. Tenha maneiras! Aprenda a ser educada para poder educar os seus filhos.

  • Carla

    Responder

    Mariana,
    Concordo inteiramente consigo, há dias e dias, eu também tenho gémeas e nesse sempre o tempo está a nossa favor , tento dar banho todos os dias , mas há certos dias que não dá. E, vão morrer por isso, claro que não, o importante é terem saúde , serem felizes, dar-lhe amor e muito carinho.
    Achei alguns comentários menos impróprios, só quem passa pelas coisas é que se sente.Bjs

  • carla

    Responder

    Estamos em Portugal , não no Brasil ou Luanda….

  • Lisbeth

    Responder

    Cá em casa o banho é sagrado… não consigo não lhes dar banho as duas!!!! já é de mim

  • Sílvia

    Responder

    Dois filhos, pele muito atopica, seguido por um dos melhores pediatras imuno alergologistas de Portugal. Saio de casa às 7h00 da manhã para trabalhar. Banho: todos os dias sem desculpa. Aproveitamos para brincar na banheira. A água é óptima para relaxar. Banho diário é higiene e educação para a vida. Na loucura ao sábado no Inverno se não sairmos podem lavar-se à gatos (rabo, mãos e cara). Sou pt.

  • a knockout post

    Responder

    I simply want to mention I am very new to weblog and actually enjoyed your blog site. Very likely I’m planning to bookmark your blog post . You definitely have tremendous articles and reviews. Kudos for sharing with us your web site.

Deixe um comentário