Susto com Carminho!

26 Comentários

Susto com Carminho!

Já vos falei sobre os pesadelos da Maria do Carmo e dela chorar quase todas as noites sempre à mesma hora e já lá vai muito tempo que isso acontece, mas agora foi um caso diferente.

Não sei se são pesadelos ou terrores nocturnos, mas a verdade é que quase todos os dias ela chora nem que seja 5 segundos. A verdade é que já nem ligamos muito e nem damos muita importância…

No entanto, aconteceu algo diferente que nunca nos tinha acontecido.

A Maria do Carmo, numa destas últimas noites chorou durante uma hora sem parar mas a dormir e não acalmava com nada.

Apanhámos um susto enorme porque acordámos com ela aos berros apesar de continuar a dormir!!! Levamo-la para o nosso quarto de imediato, demos mimo mas ela não parava e não acalmava por nada!! Demorou uma hora nisto e nós assustados, já sem saber bem o que fazer. Entretanto lá parou e continuou a dormir e no dia seguinte acordou quase ao meio dia..

Nunca nos tinha acontecido! Por aí alguém já passou por isto com algum filho?

Dicas?

Obrigada.

Beijinhos

Vale de Lobo em Família!
8 meses do nosso Xavier!
26 Comentários
  • Liliana Ribeiro

    Responder

    Olá Mariana….isso acontece de vez em quando cl
    Os meus dois filhos, a mais velha tem 7 e o mais novo 2.
    Quando aconteceu a primeira vez com a mais velha, o pediatra aconselhou-nos a levá-la para a casa de banho ou cozinha porque tem normalmente uma luz mais forte, e ir colocando água na testa dela.
    O certo é que funciona, eles acabam por acordar e acalmar-se.

    • Carla Peixe

      Olá Mariana! Tenho um filho com 5 anos e passou uma fase assim!Todos os dias 1 hora depois de adormecer acordava aos gritos e a chorar compulsivamente. É assustador! No início fazia-me imensa confusão, depois comecei a estar mais tranquila! Até cheguei a falar com a pediatra e disse que era perfeitamente normal. Vai passar! Acho que o importante é manter a calma e estar perto deles.

    • Ana Menezes

      Aconteceu – me várias vezes com a minha filha que tem agora 7 anos. Assemelham-se aos terrores noturnos e é de facto assustador. Dizem que não devemos acordá-los e o toque tem que ser bastante contido e tranquilo no meio de todo aquele espalhafato desconcertante! Acaba por passar, ao fim de 1 hora, 1 hora e meia…
      Há cerca de 1 ano e meio que não tem nenhum, mas não tem umsono tranquilo…

    • Monaliza L.

      Veja se nesse dia que ela chorou muito ela teve um dia mais agitado que os anteriores, foi dormir “aborreceida” com a irmã, irmão…

    • Lígia carvalho

      Boa tarde, com a nossa filha mais velha, atualmente com 6 anos, aconteceu sensivelmente dos 2 aos 4 anos. Falamos à pediatra e ela explicou que se tratava de parassónias.

      Entretanto desvalorizamos, deixamos de falar disso com ela sobre essas noites porque ela não se lembrava….e… Já não tem desses episódios há quase 2 anos.

  • Andrea Rodrigues

    Responder

    Por aqui já aconteceu algumas vezes com a filha mais nova qd tinha 7 anos ,8 anos e 9 anos é muito aflitivo. Os episodios duram alguns minutos e qd acorda não se lembra de nada.Acho que só quem passa por isto sabe dar o valor do susto enorme que nós pais apanhamos.beijinho

    • Monaliza L.

      Faça uma breve prece /oração com as crianças antes de dormir e peça pra elas (ele) mesmo dizerem: tenhamos bons sonhos. Use praticas que deixam a criança ir dormir mais tranquila e não agitada com a “correria” do dia a dia . Coloca uma música baixinha relaxante que fazem eles dormirem um sono mais tranquilas …Vá descobrindo formas que você ache resultado.Choros noturnos podem ser vários fatores

  • Maria S

    Responder

    Ola Mariana, aconteceu o mesmo com a minha sobrinha que tem a mesma idade das gémeas. Também fazia o mesmo noutras noites de chorar nem que fosse uns segundos… a pediatra disse que era normal da idade, e realmente acabou por passar e hj dorme lindamente 🙂 beijinho

  • Lisete

    Responder

    Olá Mariana. O meu filho Francisco de 5 anos também já passou assim uma fase, umas noites chorava pouquinho, outras noites o choro era mais forte, mas teve assim uns episódios de terror e não parava de chorar em desespero…Agora já não tem acontecido, mas sim é um desespero para nós, ficámos exaustos. O Francisco sempre foi muito agitado, só dorme com luz de presença, diz que tem medo de fantasma

    • Claudia Pereira

      Olá Mariana,
      A minha filha tem 6 anos e ainda hoje tem pontualmente episódios desses.
      Os terrores noturnos começaram por volta dos 18meses, antes tinha imensos e só acalmava ao meu colo, tinha de falar calmamente com ela e dizer que já não havia maus lá fora, é agonizante mas acho que o segredo está em transmitir calma e tentar perceber o que os assusta
      Beijinhos

  • Marta Pietra

    Responder

    É perfeitamente normal nas crianças. No terror nocturno a criança não acorda nem se recorda no dia seguinte. Não deve nunca ser acordada! Nos pesadelos acorda e pode recordar. Com o crescimento diminuiem os episódios! É uma fase, vai passar! Tudo de bom!

  • Tânia Jesus

    Responder

    O meu filho do meio teve durante 3 anos terrores noturnos e foi mt complicado, entretanto acabou por passar. O meu conselho é quando ela estiver assim, manterem se só perto dela, para que não se magoe, pq eles estão a dormir, nem se apercebem que estamos ali. Mas entendo, não é fácil. Força vai passar

    • Sara Cerdeira

      Olá Mariana!

      Não sabia que era assim tão normal, mas o meu filho é sonâmbulo e tinha muitas vezes episódios de choro compulsivo misturado com gritos. É assustador mas acaba por passar.
      As únicas coisas que eu fazia eram, festinhas e beijinhos na cabeça e falar docemente para ele acalmar.
      Vai tudo correr bem

  • Marta

    Responder

    Quando voltar a acontecer, pegue num boneco, numa fralda de pano, numa peça de roupa, qualquer coisa dela e com o cheiro dela, e vá passando pela cara dela levemente de forma a que passe no narizinho e vá falando com ele calmamente e baixinho.

    Começam a acalmar beijinhos

  • Ana Lopes

    Responder

    Apanhei sustos enormes com o meu filhote, ao ponto de ligar ao pediatra e referir o seguinte: “-Dr. O meu filho parece a miuda do Exorcista, so nao roda a cabeça!”.
    Ele acordava aos gritos, chamava por mim, tinha os olhos abertos maa nao via nada… estava a dormir. Horrivel!
    O Pediatra acabou por explicar de que é uma fase de desenvolvimento do cérebro e que nao devem ser acordados.

  • Ana Nascimento

    Responder

    Pior,a mais nova acordava aos berros a chamar por mim,balbuciava palavras s sentido mas que transmitiam o terror q sentia. Qdo a tentava abraçar na tentativa de a acalmar,abria os olhos de uma maneira q parecia ter visto o D***o na cruz,terror puro!Lógico q n saía de junto dela enquanto n se acalmasse mas admito q mexia comigo.Com o tempo foi desaparecendo,mantém episódios sonambulismo! ♥️

  • Ana

    Responder

    Olá Mariana!

    Aconteceu-me com o meu filho mais velho, quando tinha perto de 3 anos e coincidiu com a gravidez e nascimento do mano.
    É horrível não os conseguirmos acalmar e ouvi-los naquele desespero… eu costumava cantar músicas que ele gostava e dava grandes abraços, por vezes funcionava.

  • Ana

    Responder

    Acontece o mesmo com o meu filho desde os 9meses, tem agora 6anos. Chorava compulsivamente quase sempre à mesma hora com o pijama encharcado em suor. Ficava com ele no colo até parar. Quando começou a andar passou a levantar-se também e começava a chorar no meio do quarto ou no corredor em pânico, mas estava a dormir.

  • Ana

    Responder

    Chegou a acontecer durante a sesta da tarde também, começava a falar de olhos abertos mas era como se não me estivesse a ver, depois ria à gargalhada e passava imediatamente para um choro aflito ficava sério de repente e voltava a deitar-se e a dormir. Mesmo assustador! Mas quando acorda não se lembra de nada. Agora é menos frequente, mas acontece quando está muito cansado ou teve um dia intenso.

  • Cristina

    Responder

    Ola Mariana, passamos por isso com a nossa filha de 2 anos. Consultamos uma psicóloga excelente aqui no Porto, a Dra. Mariana Simões de Almeida, e ela explicou-nos que, muitas vezes esses episodios são reflexos do dia que a criança passou. Se foi um dia muito intenso/estimulante, se anda a deitar-se muito tarde, se vê muito ecrã antes de dormir, etc… Fizemos algumas adaptações (continua)

  • Cristina

    Responder

    Fizemos algumas adaptações, sempre com orientação da psicóloga e nunca mais aconteceram os terrores noturnos. A verdade é que acho que não se deve ignorar. Espero que tudo melhore!! É muito desgastante para todos. Beijinhos

    • Vera

      Cristina desde que idade lhe aconteceu, o meu tem choros desde o primeiro mês mas desde os 8 meses tem episódios mais intensos e mais frequentes, sempre no início da noite como ele teve alguns internamentos sempre associei a pesadelos por causa disso, mas agora quando li o seu comentário fiquei a pensar…realmente quando as rotinas estão mais certinhas não acontece com tanta frequência.

    • Esmeralda Martins

      Olá, aqui aconteceu também e depois passou mas reparei que quando ia deitar a filhota que é a mais velha e teve pesadelos ate mais tarde, costumava sugestioná-la para ter sonhos bonitos, perguntava o que mais gostava e o que a fazia feliz e a sorrir e dizia que nessa noite iríamos as duas sonhar com isso, ia desde piqueniques, a jardins floridos, a piscina, a abraços apertadinhos. Tudo de bom!!!!

  • Daniela Ribeiro

    Responder

    Por aqui tb já aconteceu… Tivemos 3dias seguidos em que a princesa de 3anos acordava a gritar e agitada durante uns 10/20min….depois acalmava, smp a dormir, passado umas 2h voltava ao msm. Estivemos 3dias sem pregar olho… Até que o pediatra recomendou dar-lhe umas gotas naturais para induzir o sono, chama se Passimela
    Até então não voltou a acontecer! Beijinhos

  • Sandra Ruas

    Responder

    Boa tarde Mariana
    Com a minha filha mais velha aconteceu o mesmo, acordava também sempre à mesma hora aos gritos, na altura vivíamos em Londres e lá o pediatra aconselhou nos a acordar 15m antes a essa hora é o certo é que funcionou obrigada

  • Isabel

    Responder

    A mim tb me aconteceu com uma das minhas filhas entre os 3 e 4 anos, como costumos utilizar a homeopatia em complemento com a medicina tradicional e o pediatra só tinha recomendado a aguardar que iria pasar, consultei a homeopata que recomendou uns granulos durante 3 dias. nunca mais aconteceu.

Deixe um comentário