Tempo de acertar rotinas!

7 Comentários

Tempo de acertar rotinas!

Cada casa tem a sua rotina e os seus hábitos, mas aqui em casa, nas férias, as rotinas alteram-se sempre muito.

Sou um general durante o período de escola, mas confesso que com este tempo tão bom me está a custar voltar às rotinas…

Por aqui os horários ainda estão todos trocados, mesmo na hora de levantar, dormir, tomar banho, jantar…

Admito que não tem sido fácil, mas ando a tentar fazer com que tudo volte à normalidade, para termos todos mais qualidade de vida.

Os horários e rotinas que gosto de cumprir em dias de escola, (os ideais), a que ainda não consegui voltar, são:

8h15 Toca a acordar.

8h20 – 8h40 Vestir, lavar o rabinho e a cara e pôr creme na cara. Aqui deixo duas dicas:no verão uso o ABCDerm Leite hidratante da BIODERMA no inverno, para não ficarem cheios de cieiro, substituo-o pelo cold cream da mesma gama. 🙂

8h45 Pequeno almoço.
Normalmente é leite e panquecas de banana e aveia. 🙂

8h55 Lavar os dentes e pôr perfume.

9h Saída para a escola.

16h30/17h Vou buscá-los à escola, sendo que às vezes vou mais cedo ou mais tarde (como nos dias de natação ou se tiver algum trabalho).

17h15 Chegada a casa: brincar, andar de bicicleta, ida ao parque ao lado de casa, dar um mergulho, ver tv (só de vez em quando, deixo os mais velhos verem).

18H30 Banhos e hidratação, às vezes com direito a massagens.

Após o banho, a hidratação é sempre tida muito em conta cá em casa, tanto pela sensibilidade da pele das crianças, mas como também ao mesmo tempo se estabelecem hábitos de cuidado por aquele que é o maior órgão do nosso corpo, em contato direto com o mundo exterior. Esta consciência acompanha o crescimento deles e cada um (à sua maneira) já toma responsabilidade no momento de aplicar o creme, se bem que a Matilde adora assumir a responsabilidade de todos e começa a espalhar por todos os irmãos … uma paródia muito cremosa


19h15 Jantar

20h00 Lavar os dentes, ida à casa de banho e colocar fraldas para dormir.

20h10 Momento “Era uma vez…Zzzz” 🙂

Esta semana tenho feito um esforço, até porque estive a refletir e a escrever sobre o assunto para voltar MESMO a pôr tudo no sítio.

Com 4 filhos tenho de ser um bocadinho general e não deixar que as coisas escapem ao meu controlo. Durante a semana não os deixo sair de casa para programas à noite, podem dizer que sou chata, mas faço isto para bem dos meus filhos e acho que as crianças, bebés, precisam de hábitos e rotinas. Se as rotinas os põem mais tranquilos e descansados, prefiro ser rígida.

É engraçado ver como aqui em casa eles já estão habituados a estas regras; por exemplo, de manhã, antes de irem para a escola, não saem sem o creme hidratante na cara e perfumados!

Sabem bem que depois do jantar não existe tv e que têm de ir logo lavar os dentes… mesmo se ainda houver tempo para brincar. 🙂

São rotinas que criamos juntos e que têm resultado.

E por aí, já voltaram às rotinas do tempo de escola? Também existe um general?

Contem e partilhem comigo porque acredito a partilhar se aprende muito . 🙂

Beijinhos

Programas fim-de-semana 29 e 30 de Setembro!
Às vezes falta-me a paciência....
7 Comentários
  • Sara Morais Ferreira

    Responder

    Por aqui a general sou eu!
    Mariana, posso perguntar como consegues a proeza de despachar 4filhos em 45m de manhã?? É que eu não consigo isso com apenas 2 bebés
    Beijinho grande

    • Daniela

      Pensei exactamente o mesmo e só tenho 1. Mas os mais velhos já devem ser bastante autónomos e ajudam os mais pequenos talvez… mas tiro-lhe o chapéu, porque eu levo sempre 1h para me despachar a mim e a ele :p

  • Susana

    Responder

    Rotinas cá de casa…
    8:10 acordar
    Vestir, lavar dentes, creme rosto,perfume
    08:30 comer
    08:45 escola entram as 09:00
    16:30 vou buscá-los escola
    18:00 banho
    20:00 jantar
    21:30 dormir

    Nota: faço questão de jantarmos todos juntos, acho muito importante.

  • Elisabete

    Responder

    Por cá, as idades são diferentes: 10 e 7 anos. Independentemente disso, têm rotinas. Levantam-se por volta das 6h15-20 e por volta das 7h20-30 saímos de casa para irem para a escola. Tem que ser assim, porque trabalho um pouco longe e entro ao serviço às 8h30. E ainda assim, é uma batalha para chegar a horas. À noite tento que se deitem o mais tardar 21h30.

  • Carla

    Responder

    Por cá com as duas gémeas é igual durante a semana tem que haver horários , as 21 horas tem que estar na cama, mesmo porque antes das 8h00 tem que acordar.
    Mariana posso lhe perguntar onde comprou as fitas do cabelo das suas princesas.

  • Katya Raposo

    Responder

    Sou tão igual. Mãe de duas. Rotinas fixas. E perfume e cremes também não faltam.
    Elas já sabem como funciona

  • Júlia Martins

    Responder

    Parece fiçao e não me leve a mal, mas acho impossível chegar a casa às 17,brincar,ver TV, dar mergulhos, tomar banho e às 19:15 estarem a jantar. De certo terá alguém que a ajude, nomeadamente para fazer o jantar. E se me permite, onde ficam os trabalhos de casa no meio de tudo isso? Peço desculpa mas não sei a idade das crianças. Pois, cá por casa também tento ser general mas sozinha, é difícil.

Deixe um comentário