As células cerebrais comunicam entre si através de pequenos impulsos eléctricos. Sempre que uma zona do cérebro é activada, as zonas “vizinhas” são inibidas para que a informação passe adequadamente e, assim, possa ser activada a função corporal mais adequada. No entanto, nas crianças pequenas esse sistema de inibição pode não funcionar adequadamente e isso pode originar descargas eléctricas cerebrais generalizadas, que se vão manifestar por convulsões.
À conversa com o Pediatra Hugo Rodrigues – 7 – Convulsões febris
À conversa com o Pediatra Hugo Rodrigues – 7
Mais um tema pelo Pediatra Dr. Hugo Rodrigues.
Convulsões febris – o que são?
As convulsões febris são bastante assustadoras e “feias” de ver, mas geralmente não têm nenhum risco para a criança, seja em termos neurológicos ou de desenvolvimento. No entanto, qualquer convulsão que surja sem febre é sempre um sinal de alarme, que implica observação médica.
No caso particular das convulsões febris, a imaturidade cerebral faz com que o cérebro seja activado de forma exagerada e generalizada perante um estímulo de stress, a febre. Como consequência, geralmente a criança perde a consciência, deixa de responder e apresenta movimentos involuntários dos braços e pernas (como se fossem “sacudidelas”). Pode revirar os olhos e ficar com uma cor mais arroxeada. Estas são as manifestações típicas, mas uma vez que o cérebro comanda todas as funções corporais, as convulsões podem também manifestar-se de outras formas, tais como ficar parado e com o olhar fixo, com movimentos de mastigação ou com tremor de apenas um braço, por exemplo. Habitualmente surgem nos primeiros picos de febre (1º-2º dia de doença) e não é necessário que a temperatura seja muito alta, uma vez que acontecem na subida térmica (muitas vezes por volta dos 38,5ºC).
Esta é uma situação que afecta crianças pequenas e que pode surgir até aos 5-6 anos. O seu tratamento passa pela aplicação no ânus da criança de um medicamento específico (diazepam), de forma a parar a convulsão. Depois de terminar é frequente surgir sonolência, que pode durar cerca de 30 minutos e que depois vai resolvendo progressivamente. Se a convulsão não parar ao fim de 5 minutos da administração do medicamento, pode ser aplicada uma segunda dose de medicação, mas posteriormente a criança deve ser observada num serviço de urgência.
FACTORES DE RISCO
Na maior parte das vezes, as convulsões febris surgem em meninos saudáveis, sem nenhum problema de saúde. No entanto, o facto de existir uma história familiar de convulsões febris aumenta o risco de poderem ocorrer.
Podem-se repetir até aos 5-6 anos, embora não haja forma nenhuma de prever quando é que isso vai acontecer, bem como prevenir a sua ocorrência. A história familiar de convulsões febris e o facto da primeira convulsão ter surgido numa idade muito precoce são dois dos principais factores de risco que aumentam a probabilidade de repetição do quadro.
Apesar de poder ser difícil, os pais devem tentar lidar com as situações de febre com a maior tranquilidade possível, pois a maior probabilidade é mesmo que a convulsão não se repita. De qualquer forma, é sempre uma incerteza, que cria uma compreensível insegurança aos pais.
__
Dúvidas com o Dr. Hugo aqui.
11 Comentários
additional info
I simply want to mention I am just newbie to blogging and site-building and certainly enjoyed this blog site. Most likely I’m want to bookmark your site . You certainly have impressive stories. Thanks a bunch for sharing your web site.
John Deere Diagnostic and Test Manuals
I do consider all of the concepts you’ve introduced on your post. They’re very convincing and will certainly work. Nonetheless, the posts are too short for starters. Could you please lengthen them a bit from next time? Thanks for the post. Pristina Hotels
Elmo Ballantine
I would really like you to become a guest poster on my blog.”.~,”
Ranae Marcelino
Hi there, just became alert to your blog through Google, and found that it is truly informative. I’m gonna watch out for brussels. I will be grateful if you continue this in future. Many people will be benefited from your writing. Cheers!
Oswaldo Sahsman
Absolutely indited content , Really enjoyed looking at .
Larry Coney
You can increase your blog visitors by having a fan page on facebook.’;”`,
Winfred Stodomingo
I really love the way you discuss this kind of topic.;,’`.
Rodger Kalish
I’ve read a few excellent stuff here. Certainly value bookmarking for revisiting. I wonder how a lot attempt you place to make one of these great informative web site.
Houston Jinks
You really should be a part of a contest first of the most effective blogs over the internet. I am going to suggest this blog!
Pasquale Feliberty
I love the valuable info you supply in your posts. To be honest I am not sure I can agree with you.
Angelo Stubby
Its like you read my mind! You appear to know so much about this, like you wrote the book in it or something. I think that you can do with some pics to drive the message home a bit, but instead of that, this is wonderful blog. A fantastic read. I’ll certainly be back.