As noites com 5 filhos!
Desde que soube que estava grávida, o que mais me assustava com o nascimento era a privação do sono.
Muitos me questionam como sobrevivo a ter 4 filhos e eu respondo sempre que tenho a sorte de dormir bem e dos meus filhos fazerem noites de no mínimo 10horas de sono, o que me deixa dormir bem e ter força para o dia-a-dia.
Acho que talvez tenha essa sorte por serem tantos e ter sido sempre muito exigente nesse campo. Não existe segredo, existe uma Mãe muito chata com hora de jantar e hora de ir dormir. Enquanto estive grávida, no final, as coisas pioraram pois já dependia do meu marido e ele nem sempre conseguia chegar a horas para tudo se desenrolar cedo.
Agora tudo volta a estabilizar, até porque com um bebé pequeno os mais velhos têm rotinas bem afinadas. Na semana das viroses correu tudo mal e andei desfeita… ficar acordada toda a noite acabou comigo. Agora já recuperei, mas ainda longe de dormir uma noite inteira.
Todos os dias as noites são diferentes, como o bebé mama e ainda é pequeno ainda não consegui acertar horas. Já fez umas noites boas mas também faz umas más.
É um Totoloto, mas ele é santinho, acorda só para comer e o processo não demora muito tempo, mas acordar a meio da noite custa-me muito!
Quem por aí também lhe custa acordar? Quantas vezes já acharam que tinham adormecido a dar de mamar? Tenho medo e às vezes estou mesmo em esforço!
13 Comentários
Ana Nogueira
Tantas vezes que acordava para dar mama,voltava a pôr a bebé na cama e passado um bocado acordava à procura dela,a pensar que a tinha deixado cair…e ela na caminha sossegada a dormir! 🙂
Susana Abreu de Freitas
Admiro imenso a sua força. Deste lado sou mãe de primeira viagem e muitas vezes fico sem saber o que fazer… quanto mais 5 ♀️ aqui o pequeno grande homenzinho com quase 11 meses acorda muitas vezes de 2 em 2 horas uma noite ou outra que chega às 3 horas. Custa imenso…. quanto a adormecer a dar de mamar… já perdi a conta que sejam sempre felizes e que seja um exemplo para todos nós
Ana
3 filhos todos a dormirem mal e acordarem várias vezes durante a noite. Nunca pensei ser funcional sem dormir 1 noite inteira há anos.
A verdade é que o corpo se habitua.
Felicidades!
Ana Cruz
De facto a privação do sono não é nada fácil,imagino ainda por cima com mais o trabalho de mais 4 pequenotes…Sou mães de primeira viagem,há dois meses,e de facto rara foi a noite que consegui dormir 4 h seguidas,sendo que o normal e acordar às de 2 em 2 horas,ou pela mama,ou pela fralda,ou por causa de um arroto esquecído,desta forma faz com que adormeçamos os dois mtas das x na mama, sentados
Margarida Rebelo
Bom dia.Sei bem o que é ser mãe de 4 pois também sou e passo e passei por isso tudo . Também sempre tive e tenho a sorte de sempre dormirem bem a noite toda desde bebés porque isso é mesmo o essencial para q nos mantenhamos de pé e com forças para enfrentar o dia . Por vezes minhas colegas perguntam como consegues mas com organização tudo se consegue mas o nosso computador não para ,isso é verd
Ana Matos
Custa bastante… o meu filho acorda +/- de 3 em 3 horas, sei q não é mau, comparativamente a outro bebés, mas que custa, custa 😉 <3
Nair Ramos
Estou muita cansada também…O meu bebé tem 6 meses e sofro do mesmo. Acorda várias vezes para mamar e o acordar várias vezes a noite mata me. Há dias que nem me sinto….tudo piorou quando os dentes começaram a nascer no mês passado…e desde ai as noites também são um mega totoloto. Muita paciência.
Bijinhos de família numerosa pra familia numerosa
Ângela
Há 16 meses que não sei o que é dormir uma noite inteira..as noites boas acordamos 2x e sim já adormeci muitas vezes a dar mama
Teresa
Duas filhas (5 e 2anos) nenhuma
Dorme a noite toda… quase 6 anos sem dormir uma noite seguida. E quando acordam ambas só querem a mãe!.. e por isso não tenho coragem de ter mais filhos…
Marta
Depois de passar a fase da mama (que no meu caso foram 14 meses) vem a fase dos pesadelos.. isto de ter filhos pequenos fica-se com o sono irremediavelmente leve. E sim, dava de mamar deitada durante a noite ( na dita fase das 2 em 2 horas) 🙂 parabéns – rica família!
Tânia
Sou mãe de 4, e enquanto os três primeiros foram uns Santos à noite para dormir, o mais pequeno (24 meses) ainda acorda a noite, não para mamar (deixou com 21 meses) porque tive de tomar um antibiótico muito forte, agora dedicou se ao biberon de leite onde também acorda de duas a três vezes por noite para beber. E mais incrível e que não o agarra para beber tenho de ser EU a dar. Felicidades para
Cátia Miranda
Estou numa situação semelhante. Estou grávida do 6o filho. A mais velha tem 10 anos e a mais pequena 3 anos. Sempre fui muito rígida em manter horários e rotinas para conseguir exercer a maternidade com sanidade mas infelizmente os meus filhos foram maus de dormir… as noites foram muito duras. Agora estou em pânico ao pensar na privação de sono! Espero que seja diferente!
Carla
Terceiro filho com mês e meio…os manos com 2 e 6 anos ..e sim a privação de sono é o que me custa mais.
. Ainda mais que bolsa muito depois da mama..30 minutos no mínimo com ele ao colo. Tento compensar com uma sesta mas não é a mesma coisa …nao ha creme de olheiras que resulte..