À conversa com a Enfermeira Patrícia Jorge – 1

1 Comentário

Hoje é dia de apresentar outra especialista das nossas Conversas Reais, a Patrícia Jorge: Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria. A partir de hoje, também vai partilhar aqui um pouco da sua experiência.
Conheci a Patrícia no parto dos meus filhos e foi, sem dúvida, uma ajuda essencial nos dias que passei na maternidade. É uma grande profissional e acho que pode ser muito útil.
Espero que gostem.

❤️

“A Patrícia”

Desde sempre soube que a minha profissão seria ligada às crianças.

Ajudá-las tem sido um privilégio…desde o momento em que nascem até à véspera de fazerem 18 anos.

Vê-las atingir o seu maior estado de bem reconforta-me e dá-me certeza que devo agradecer-lhes por fazerem de mim uma pessoa mais completa.

Foi há 3 anos que a minha vida mudou e compreendi, para além dos livros, o que é verdadeiramente ser mãe. Fiquei mais sensibilizada para alguns pormenores que agora, como profissional, fundamento com a teoria que alio à experiência.

enfermeira-patricia
E depois da maternidade???

Os primeiros dias em casa com um novo bebé (ou dois) podem não ser como imaginámos… A reorganização familiar e o estabelecimento de novas rotinas, associado ao medo de não estar a cuidar do bebé da melhor forma, pode ser angustiante.

Durante a minha prática profissional em meio hospitalar, uma das frases que mais ouço das mães é: “Vou precisar de si lá em casa.” Não por ser eu, mas por ser uma enfermeira com conhecimentos na área. Alguém que lhes transmite a segurança que em alguns dias de internamento não é possível adquirir por completo.

Na chegada a casa, depois da maternidade, conseguir gerir as emoções, as hormonas e os sonos parece uma tríade impossível… mas não é!

Deixo aqui algumas sugestões que, salvaguardo, deverão ser sempre ajustadas a cada família e especialmente a cada recém-nascido. Deverá observar o seu bebé de forma global e começar a perceber o que significa cada expressão que ele faz.

Rapidamente compreenderá os diferentes choros e irá atuar de acordo com os vários pedidos dele de forma mais rápida e eficaz.

Os bebés podem ter dificuldade em regular e manter a sua própria temperatura mas não deverá sobre aquecê-los, pois isto constitui um risco acrescido de acontecimentos indesejáveis. Para agasalhar o bebé não se baseie na temperatura das mãos e dos pés que, por norma, estão sempre mais frios que o resto do corpo.

Estabeleça rotinas simples, como permitir que o bebé permaneça em ambientes bem iluminados (de preferência com luz natural) durante o dia e ambientes mais escuros e tranquilos durante a noite.

É muito importante que descanse sempre que o bebé esteja a descansar, pois nos primeiros dias de vida o recém-nascido pode solicitar comida de hora a hora e isto acontece também durante a noite.

Significa que, ao fim de uma semana com o bebé em casa, poderá ter reduzido bastante o seu período de sono habitual, o que dificultará a capacidade para se sentir plena e feliz.

Alimente-se de forma regular e completa, como fazia na gravidez. Não se esqueça que precisa de cuidar de si para conseguir cuidar do bebé.

Desfrute de cada momento e registe tudo o que puder. Mais tarde vai adorar relembrar esta fase que afinal passou “a voar” e tem tanto de desafiante como de maravilhoso.

❤️

Caso tenham dúvidas, perguntas ou temas para sugerir podem deixar aqui no blog e ajudamos no que for possível!

Aproveito para deixar aqui a página que a Enfermeira Patrícia disponibiliza para quem precisa de ajuda em casa: “MimArte em Casa” .

Quem precisar já sabe, a Patrícia é de confiança e uma ótima profissional.
Beijinhos

mimarte em casa

À conversa com a Géninha Magalhães!
À conversa com a nutricionista Inês Onofre Domingues - 1
1 Comentários
  • Roberthia

    Responder

    A minha menina ta.lhe a naxer os dentes o que faco tem muitas dores

Deixe um comentário