Gerir estudos e não estudos!
Este inicio de ano letivo tem sido um verdadeiro desafio, em todos os aspetos!
Não me vou queixar, pois está a correr bem, mas não tem sido um ano nada fácil.
É um ano cheio de mudanças e com o covid à mistura, ainda veio baralhar mais um pouco as coisas.
O grande desafio é conseguir dar atenção a todos e responder às necessidades dos 5, sendo que ao bebé tento “atender” durante o dia, quando os mais velhos estão na escola.
Os mais velhos estão numa fase de adaptação à escola dos crescidos e têm de adquirir novos hábitos como estudar e fazer trabalhos de casa e a cada semana a coisa vai-se tornando mais exigente. Não sei o que sentem, mas por aqui sinto isso, que tenho que ter mais tempo com eles para estudar, treinar exercícios e fazer trabalhos de casa enquanto as mais pequenas me chamam e pedem também atenção para brincar.
Tento dar tarefas às gémeas para conseguir estar com a Matilde e o Tomás mais sossegada, mas muitas vezes elas querem ver e aprender e ficam sentadas a olhar, de chorar a rir porque ficam mesmo atentas e não abrem a boca!
Este ano está a ser o mais complicado até agora, é uma grande mudança ter filhos que já precisam de estudar e que não o conseguem fazer sozinhos!
Estou na fase de testar ainda a melhor maneira de levar tudo… e por aí como tem corrido o ano escolar? Também têm irmãos em fases diferentes de aprendizagem?
Contem-me coisas 🙂
7 Comentários
Ana
Ainda hoje estive em linha com a professora… o terceiro ano é muito exigente e o ritmo de trabalho dele não é bom, tenho receio k perca matéria á conta da distração … e vou mesmo implantar novos hábitos de estudo, efetivamente hoje caiu-me a ficha a sério … é que nem a propósito… mas la está ele a fazer 9 anos este domingo e a Diana com 1 ano tenho alguma dificuldade, não imagino por aí
Tânia CruZ
Eu não me sento a estudar com os meus filhos. Tento sempre que sejam autónomos o máximo possível. A única coisa que faço é perguntas. Tenho 1 no primeiro ano e outro no 5° . São duas adaptações.
Vai correr bem, com calma.
Beijinhos e boa bsorte
Claudia
Tenho um bebé com dois anos e um filho no segundo ano. Aqui vou tentando que ele faça as coisas sozinho e só depois vou ajudar se necessário. Durante o confinamento foi muito complicado mas conseguimos. Por exemplo, ao fim de semana quando o bebé faz a sesta o mais velho estuda e faz os trabalhos com mais atenção.
Mariana Seara Cardoso
Não é fácil! Tudo a correr bem
Teresa
Uma no 1o ano e outra de 3 anos… o pior são os dias em que chego a casa as 20:30… peço a avó para a por a fazer os trabalhos de casa que felizmente não traz todos os dias! E agora estamos em isolamento 2 semanas e tenho estado a tentar que não perca nada da escola… mas eu não tenho jeito para ensinar nem paciência… e com a mais pequena ao lado sempre a comentar!!
Ana
Força. Gosto muito de acompanhar o blogue
Mara
Ai o estudo… nunca gostei de estudar, por isso fui só até ao 12º ano. Mas o meu filho entrou este ano para o primeiro. Adoraria que ele fosse o contrário da mão, que adora-se estudar e ler. Mas eu entro em desespero quando chega a hora do estudo e ele não quero, só me apetece chorar. Depois perco a paciência (que nunca foi muita) e não sei ensinar… Resumindo vou tentando dar o melhor que sei