Mau comportamento, porquê???

25 Comentários

Mau comportamento, porquê???

Esta semana fiquei bastante triste com os meus filhos mais velhos.

Não sei se devo dizer triste ou preocupada e talvez possa ser por aí a explicação.

Quero que me ajudem a perceber e quero saber se já passaram por isto.

Os meus filhos mais velhos, esta semana, portaram-se mal na escola, durante a aula de música. Um deles não se calou quando a professora já tinha mandado todos se calarem e continuou a falar com um amigo. O outro, com mais alguns colegas estiveram a gozar, não percebi bem com quem e com o quê, mas estiveram a gozar que é uma coisa que a mim me irrita muito.

Sei que cá em casa tem sido mais complicado termos tempo com eles quando chegam a casa e que aos fins de semana, tentamos e damos o nosso melhor mas nem sempre é o tempo que eles querem e precisam.

Pode ser chamada de atenção da parte deles, como quem diz que também existem e precisam de nós. A verdade é que o Tomás já nos disse uma vez que precisava de mimo e que não era tudo para o mano, apesar de ser louco por ele.

É difícil perceber e fico triste porque ambos se portam bem fora de casa e não tenho tido destes episódios, apenas um com o Tomás já há dois anos.

Será falta de atenção ou estão simplesmente mais traquinas e têm de ser repreendidos? Esta semana ficaram de castigo sem brincar quando chegaram da escola, mas custa tanto…

Já tenho os quadros de bom comportamento prontos e vou começar a usar para ajudar cá em casa. 🙂

3 meses do Xavier!
Voltar às rotinas?
25 Comentários
  • Bárbara Gonçalves de Gouveia

    Responder

    Como te compreendo!!! A minha filha mais velha tem 6 anos e o bebê de casa tem 2 meses. Nas 3 últimas semanas de aulas do 1′ período ( está no 1’ano), deixou de saber escrever de saber ler bateu num colega de turma sem razão aparente responde a professora, acredita que quando fui buscar a avaliação senti-me muito triste porque á Catarina era ( é) uma menina querida e aplicada e interessada.

    • Sofia Alves

      Imagine as suas crianças, daqui a uns anos, a lerem isto e como se hão-de sentir expostas …

  • Acina Dias Campos

    Responder

    Eu tb não ficaria contente. Castigo para não deixar avançar. De pequenino se torce o pepino!!!

  • Carla Fernandes

    Responder

    Olá Mariana,
    São dias… às vezes estão fartos das suas rotinas, cansados… e querem apenas ser crianças.
    Não é fácil para nós pais, que colocamos de imediato em causa o nosso papel, mas temos e devemos relativizar. A vida actual, a correria do dia a dia exige tanto das nossas crianças e nós esquecemos tantas vezes da criança que fomos.
    Parabéns pela família bonita que está a construir

    • Mariana Seara Cardoso

      Obrigada e um beijinho 🙂

  • Joana Silva

    Responder

    Tenho um filho com 5 anos que sempre foi (e é) um amor de criança, muito emocional e de um carinho imenso mas que com a chegada dos 5 anos se tem tornado um desafio isto de “dar educação” sinto que está a ficar mais “saído da casca” em casa já nos dá respostas e por vezes bem tortas e está a ficar umpouco rude para a irmã de 3 anos coisa que até agora nunca tinha acontecido… Deve ser dos 5 anos!

  • AnaSantos

    Responder

    Não permitir brincar é negar aos seus filhos um dos direitos fundamentais e universais da criança. Acho que deve refletir sobre isso…
    Mais do que castigar é preciso falar bem sobre o assunto e ajudar os filhos a pensar sobre os comportamentos menos adequados.

  • Sara

    Responder

    Recomendo leres sobre parentalidade positiva. Pode ajudara-te a lidar com BBC este tipo de situações e outras. Beijinho

    • Mariana Seara Cardoso

      Obrigada, beijinho 🙂

  • Pipa

    Responder

    Força Mariana! É só uma fase, trabalho com crianças e vejo mudanças de comportamentos diárias… é normal, há dias que vêem mais cansados, ou mais traquinas, outros que vêem mais mimosos… se pensarmos a nós adultos isso também nos acontece, mudamos de dia para dia, ou porque estamos com menos paciência, ou porque dormimos mal. As crianças lidam como sabem com essas emoções.

  • Pipa

    Responder

    Acho que deve repreender e fazer as coisas de forma a que eles não voltem a repetir, use exemplos práticos, ou faça-os sentir, de uma forma subtil, o mesmo que a professora sentiu e o coleguinha, com quem gozaram sentiu, eles parecem-me miúdos sensíveis e inteligentes, vão chegar lá e não vão voltar a repetir. Um grande beijinho e boa sorte para o desefio de 5 filhos que não é nada fácil 🙂

    • Mariana Seara Cardoso

      Obrigada pela partilha!
      Um beijinho

  • Telma

    Responder

    Olá tenho dois meninos de 6 e de 10, são uns “pestinhas” e eles sabem disso. São fazes sim, mas vejo muitos vezes que por falta de atenção, são quando fazem das deles. Deve chamar atenção e se tiver de castiga-los também, porque faz parte. Devo dar-lhe os parabéns, porque 5 nos tempos de hoje, é de mérito. Felicidades!

    • Mariana Seara Cardoso

      Obrigada e um beijinho! 🙂

  • Sandra Cardoso

    Responder

    Olá Mariana,
    Tenho uma filha de 5 anos e também está numa fase de traquina, espero que seja mesmo só uma fase…Podia partilhar o quadro de bom comportamento que vai usar em casa ? Obrigada!

    • Mariana Seara Cardoso

      Olá!
      Comprei no Lidl, retirei algumas tarefas que não se aplicavam aqui em casa e colei por cima outras que aqui são importantes. 🙂
      Obrigada e um beijinho

    • Mariana Seara Cardoso

      Olá!
      O quadro é do Lidl, tem várias tarefas e as que não se aplicam aqui em casa colei por cima um papel com outra. 🙂
      Acho que vai ajudar muito.

  • Monica

    Responder

    Ser mano/mana mais velho não é fácil, porque os mais novos acabam por ser mais engraçadinhos, o centro das atenções. É provável que agora ninguém lhes pergunte nada sobre a vida deles ou lhes pergunte acerca do mano mais novo. Quando chegam a algum lado as atenções são todas para outro lado, provavelmente agora são invisíveis, e vão passar a ser invisíveis se bem comportados.

    • Mariana Seara Cardoso

      Obrigada pela partilha! 🙂

  • Sara Melo

    Responder

    Olá Mariana, também acho que poderá ter a ver com o facto de serem os manos mais velhos e não serem o centro das atenções … Têm de partilhar a atenção com tantos manos… A minha mais velha com o nascimento dos irmãos também ficou muito traquina e respondona… Vai passar…
    Partilhe por favor o quadro do comportamento no próximo post, vai nos dar imenso jeito!
    Obrigada, beijinho

    • Mariana Seara Cardoso

      Olá!
      Obrigada pela partilha.
      O quadro é do Lidl, retirei as tarefas que ees não fazem com esta idade e coloquei outras que acho que são essenciais. 🙂
      Beijinhos

  • Margarida

    Responder

    Mariana, acho que não se deve culpar e achar que a grande razão é devido à atenção redobrada sobre o Xavier. Sinceramente, concordo com um comentário acima. Quando vi a família no programa da tarde, fiquei espantada com o comportamento das crianças…

    • Mariana Seara Cardoso

      Eles fora de casa portam-se bastante bem! Não tenho nada dizer, daí o meu espanto com esta situação.
      No programa estavam eufóricos e tinham acabado de ter um irmão e foi a primeira vez sairam só comigo.
      Se eles fossem mal comportados, não teria tido um 5 filho e muito menos os levava comigo para todo o lado.
      🙂

  • Piedade

    Responder

    Mariana, tenho 4 filhos rapazes, isso é perfeitamente normal não se preocupe. Seria mais preocupante se fosse sempre assim. As crianças estão sempre a tentar explorar os limites. Faz parte do crescimento. Mariana não quereria ter uns filhos exemplares, +cedo ou + tarde da asneira. Não quer c isto dizer que não lhes faça ver o que é certo e o que errado, com uma conversa, um castigo ou palmada!

    • Mariana Seara Cardoso

      🙂
      Zero vontade de ter filhos perfeitos 🙂
      Obrigada e um beijinho Bom Ano!

Deixe um comentário