Mimo… e mais mimo!

9 Comentários

Mimo... E mais mimo! Quando os nossos bebés nascem tornam-se nos nossos bens mais preciosos. Temos de tal forma um amor incondicional, que só os queremos para «nós» e, por vezes, parece que não os queremos partilhar com mais ninguém além do pai.

Eu, como mãe, sou a favor do mimo ao início, de usar e abusar dele. Acho que temos de aproveitar enquanto são recém-nascidos e não entendem bem as coisas, em que não ficam «mimados». Porque, a verdade é que, à medida que vão crescendo, é importante que o mimo saiba ser doseado, para que os nossos filhos não fiquem uns «mimados» e sem asas próprias.

Mas, neste início, acho que o mimo fortalece os laços entre pais e filhos. Criam-se momentos únicos de cumplicidade entre nós e os nossos bebés, momentos que ficam nas nossas memórias e que guardamos no nosso coração para sempre!

Sinto que o mimo no início é o princípio de uma relação forte e segura. As horas a dormirem em cima de nós ou nos nossos braços, as festas, os carinhos…Existe algo melhor? Por mim, eram recém-nascidos mais uns meses. ❤️❤️

Quem resiste a este mimo inicial? Quem não concorda?

Manhã de risota!
Hoje o dia começou cedo!
9 Comentários
  • Ana nascimento

    Responder

    Para mim não faz sentido é dosear mimo, seria o mesmo que dosear o amor que dou ao marido, aos meus pais, dosear a amizade que dou aos amigos 🙂 não acho que seja o mimo (no sentido de colo, afeto, carinho, beijos e abraços) que torna os nossos filhos uns “mimados”. O que os torna “mimados” é dar-lhes tudo sem que o mereçam, é negar/lhes as oportunidades de sentirem a frustração e de aprenderem a lidar com elas, é serem filhos de pais que não sabem que amar os filhos é dar-lhes todo o amor que conseguimos sem esquecer que vivemos em sociedade e que é preciso ter os outros em consideração. Estragam-se as crianças quando não somos modelos dos comportamentos que queremos ver, quando queremos que partilhem sem nos próprios partilharmos, quando queremos que nos respeitem sem os respeitarmos a eles. Estragam-se os filhos quando se usa o amor como moeda de troca, que só se dá quando se portam bem, e que se nega quando se portam mal. O amor e o mimo, para mim, dão-se sempre, porque mesmo quando não fazem o que queremos amamo-los. E amor e mimo não é ausência de regras, de disciplina ou de autonomia. Pelo contrário. Mas isto é um tema muito controverso, e sei que a maioria não concorda comigo. A maioria acha que o colo tem que se negar para que aprendam a ser autônomos. O meu filho parte do meu colo para explorar o mundo cheio de confiança, cheio de curiosidade, cheio de amor. E ao colo regressa sempre que precisa de renovar essa segurança. E esse regresso será cada vez mais raro, não porque o doseio, mas porque me torno cada vez mais desnecessária, naturalmente, sem imposição de qualquer restrição. Aliás, diria que no seu caso com 4 filhos não há como dar todo o colo que queiram, mesmo que o queira fazer 😉 eles aprenderão naturalmente a ter que partilhar o seu mimo. Por isso, muito mimo, todo o que conseguir, agora e para sempre! Não será demais 😉
    Parabéns pelos 4 filhos lindos e pela força que tem demonstrado! É seguramente uma inspiração para mim, que por enquanto tenho só um.

    • Sandra

      Adorei o seu comentário, é exactamente o que penso, parabéns por pensar assim, já somos duas!

      E muitas felicidades para os gémeos, adoro o blogue!

      Beijinhos

      • Mariana Seara Cardoso

        Obrigada Sandra! Um grande beijinho. ❤️❤️

  • Luisa Seguro

    Responder

    Vi programa do Goucha e não resisti a visitar este blog LINDO ! Sou avó de 6 netos com mais um a caminho <3 e por vezes não compreendi muito bem a minha filha quando passava o dia COLADA ao Zé Pedro (que ontem fez 3 meses) quando era necessário fazer MIL E UMA COISAS !!!! roupa para estender , casa para arrumar, a sopa para a Juliana, ( 21 meses) e MAIS e MAIS e MAIS… AGORA , depois de vir AQUI não só compreendo como vejo o QUANTO fui INJUSTA – embora só em pensamento – ADORO-TE FILHA <3 CONTINUA a ser a GRANDE mãe que tens sido. EU se calhar falhei, mas por ignorância. VOÇÊS, MAFALDA E MADALENA e estou certa que brevemente a RITA – assim o espero – SÃO MUITO MELHORES MÃES do que eu fui. OBRIGADA Mariana por este blog. LINDO o comentário da Ana Nascimento <3 OBRIGADA Ana !

  • eebest8

    Responder

    “My partner and I stumbled over here from a different page and thought I may as well check things out. I like what I see so now i’m following you. Look forward to exploring your web page again.”

  • zapatos baratos

    Responder

    Muchos Gracias for your blog article.Thanks Again.

  • tits tits tits

    Responder

    Ccka61 It as hard to find educated people about this topic, but you seem like you know what you are talking about! Thanks

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.