Os primeiros passos foram cedo, mas as palavras ainda são poucas! Já diz a sabedoria popular: um ano andando, dois falando.
Para meu espanto, os gémeos começaram a andar muito cedo: a Matilde com 10 meses já andava lindamente e o Tomás aos 11 meses lá apanhou a mana nas corridas. Já a gatinhar, foi o contrário: o Tomás com 6 meses não parava e a Matilde 15 dias depois lá arrancou!
É engraçado como as conquistas de um desafiam o outro. Aprendem e crescem um com o outro!
O facto de andarem tão cedo foi bom pois quando as manas chegarem já estarão mais independentes. Mas para uma grávida é uma loucura: eles não param um segundo de um lado para o outro, estão sempre a pensar na próxima asneira que vão fazer! É muito divertido, mas muito cansativo. Chego a ter que andar de um lado para o outro, quase a correr, para impedir asneiras. E depois acham piada, pensam que estou a brincar quando corro atrás deles e ainda é mais complicado, porque eles ficam a dar gargalhadas a fugir e eu atrás deles- giro para quem vê, mas cansativo para a grávida. E, para complicar, nunca correm os dois na mesma direcção eheh! Mas gosto que eles sejam assim, é sinal de saúde e felicidade!
Já relativamente a falar, dizem meia dúzia de palavras, mas ainda não lhes sai quase nada- mas dizem papa, ou não gostassem eles tanto de comer! Eles bem tentam dinamizar o vocabulário, mas até agora com alguma dificuldade. Mas também me avisaram que quem anda cedo fala mais tarde! Será? Como foi com os vossos filhos?
Confesso que estou ansiosa por ouvir a palavra MÃE! ❤️❤️
32 Comentários
Cláudia Oliveira
que fofura!
Elsa Duarte
A minha filha também foi assim, começou a dar os primeiros passinhos aos 11 meses mas falar só com 22 é que começou a querer falar e agora com 23m repete tudo o que dizemos…. Já a minha sobrinha que tem so mais 4 dias que a minha filha começou a andar aos 14m mas adiantou-se muito na fala, já fala desde os 18m, ainda não constrói grandes frases mas ja se percebe melhor que a minha….
Desejo-lhe que corra tudo bem e que tenha uma hora pequenina!
Mariana Seara Cardoso
Olá Elsa,
Obrigada pelo apoio e partilha, é bom saber que gostam de nos ouvir.
<3 <3
Ana Calado
Olá. Sigo o seu blogue é estou a adorar. É uma mãe com um M grande. Em relação a este post, o meu bebé tem agora 11 meses, fala imenso, diz várias palavras. Começou a gatinhar por volta dos 8 meses, andar ainda nada, já se mete de pé mas os passos que dá é só mesmo agarrado a tudo. Beijinhos
Mariana Seara Cardoso
Olá Ana,
Obrigada pela partilha e apoio.
<3 <3
Ana Luisa R.
o meu filho é igual.. aos 11 meses ja andava perfeitamente mas fala muito pouco (ja disse umas palavras soltas aqui e ali mas nada consistente)
Mariana Seara Cardoso
<3 <3
Joana Alexandre
Sou tia de gémeos Tomás e Matilde (agora com quase 5 anos). É delicioso ir acompanhando as vossas vivências onde nos revemos ao lembrar como foi com os “nossos” gémeos. Diz-se por aí : É giro, mas é nos outros! Mas é que é giro mesmo e maravilhoso!!! Falo como Tia que sempre esteve e está muito presente. 😀
Mariana Seara Cardoso
<3 <3
Susana Costa
As minhas filhas gémeas também falaram mais tarde principalmente porque tinham uma espécie de dialecto entre as duas que lhes permitiam ter conversas indetermináveis…
Mariana Seara Cardoso
Olá Susana,
É de rir ouvi-los a falar os dois.
Obrigada pela partilha.
<3 <3
Sandra
Primeiro quero felicitar pelos gémeos, engrandecer toda a sua capacidade e coragem, e mostrar toda a minha admiração pela forma como encara cada desafio. Sou mãe de um Rodrigo que faz hoje, precisamente 2 anos e meio. É extremamente extrovertido, sentou se sem apoio aos 5 meses, começou a gatinhar aos 6, segurou se de pé sem qualquer apoio aos 8 meses, antes dos 12 já falava e para ser diferente e mesmo já tendo toda a capacidade do mundo para andar sozinho, preferia gatinhar, e só aos 13 meses é que se tornou independente nesse sentido. Antes dos 2 anos já construía as frases dele e incrivelmente, continua ainda hoje a deixar nos de boca aberta com as respostas que nos dá. Vai com qualquer pessoa infelizmente para nós. Superou sempre as minhas expectativas, umas vez que sempre ouvi dizer que rapazes são muito tardios. Estamos agora numa grande luta, tirar lhe a fralda de dia, mas nenhum é igual e quero acreditar que ele até nisso quer ser diferente dos outros bebes :D, existe momentos em que só me apetece arrancar cabelos, é muito enérgico e nunca pede para fazer, é bem mais fácil pelas penas abaixo. Mas também nunca ninguém disse que os filhos eram fáceis, e o que não nos mata fortalece nos, e são sem margem para duvidas a melhor coisa que temos na vida. As maiores felicidades para si, muito boa sorte e que corra tudo pelo melhor para o parto, e eu vou continuar sempre por cá a ler os seus posts com o maior entusiasmo. Beijinhos
Mariana Seara Cardoso
Olá Sandra,
Antes demais, parabéns ao seu filho!
Obrigada pelo apoio e carinho é mesmo uma dádiva, espero estar à altura para tal desafio.
Beijinhos e até breve!
<3 <3
Elsa
Eu nunca concordei lá muito com essa “sabedoria popular” de que se andam cedo falam tarde, se são rapaz é mais isto, rapariga mais aquilo… Eu tenho 2 rapazes, agora com 2 e 4 anos. Ambos começaram a andar com a mesma idade: o mais velho no dia a seguir a que fez 1 ano, o mais novo na semana antes de completar o 1 ano.
No entanto, quanto à fala, não podiam ser mais diferentes! O mais velho começou a falar muitíssimo bem e com 18 meses já falava imenso, palavras sempre muito bem pronunciadas. Era impressionante! Já o mais novo é um italiano que só visto. Até tem bastante vocabulário mas diz mil outras coisas que são completamente ininteligíveis, e as que se percebem às vezes é com muito esforço e depois de várias tentativas para o decifrar… Não podiam ser mais diferentes.
Por isso a minha experiência diz-me que o andar e o falar não têm nada a ver, nem dependem se se é menino ou menina. É do desenvolvimento de cada um e pronto. Digo eu.
Felicidades aí para casa! Que história de vida fantástica que têm e terão para contar!
Mariana Seara Cardoso
Olá Elsa,
Obrigada pelo carinho e partilha.
<3 <3
Patricia Leal
Olá, estou adorar este blog, os meus, tenho um rapaz com oito e e uma princesa com 4, foram muito diferentes. Ele começou andar aos 10 meses e aos 18 meses ainda não falava nada de jeito, agora não se cala e tem um vocabulário mto avançado para a idade. Ela começou a falar aos 10 meses e andar aos 13 meses e tem o mesmo vocabulário avançado para a idade. Nunca falamos com eles a bebé e temos uma linguagem de adultos. Há amigos nossos que estranham, o que é certo é que dá resultado, bom pelo menos com os nossos. Cada criança é uma criança. Felicidades com os 4.
Mariana Seara Cardoso
Olá Patrícia,
Obrigada pela partilha e apoio.
<3 <3
catia
Ola Mariana, que grande desafio :):):) Não imagino como será ter 4 bebes em fase diferentes.
Os meus começaram a andar antes de terem um ano mas fala r também foi bastante tarde. O vicente começou a falar quando fez 2 anos e o pequeno Martim tem 19 meses e nada eheheheheheh diz um já esta e mais uns monossílabos
Muitas Felicidades
Mariana Seara Cardoso
Olá Cátia,
Obrigada pelo apoio e partilha.
Beijinhos.
<3 <3
Vespinha
Ainda espero as minhas, mas disseram-me que muitas vezes os gémeos começam a falar connosco um pouco mais tarde, pois desenvolvem cedo uma linguagem entre os dois e não sentem tanta necessidade de dizerem outras coisas. 🙂
mom pov
Appreciate you sharing, great blog.
Poor service
Thanks again for the blog. Great.
boxhead.mobi
I value the blog post.Thanks Again. Really Cool.
bachelorette party games
I really enjoy the blog article.Much thanks again. Great.
Adwcleaner
Appreciate you sharing, great blog post.Really thank you! Will read on…
zapatos hombre
Appreciate you sharing, great blog article.Thanks Again. Great.
best pron
gel8ko it is of it is of course wise to always use recycled products because you can always help the environment a
Lara
Mariana como conseguiu ultrapassar a fase das birras pra tudo?. E nao quererem o carrinho de bebe??? Ando exausta ja a desesperar por alguem que me ajude em como fazer com as gemeas elas teem 19 meses e desafiam ao maximo provocam sem fim e so fazem asneira . na hora de comer mandam comida prato copo tudo pro chao ja ralhei gritei fiz cara feia dei estalo nas maos e nada adianta … Help
important source
I just want to tell you that I am very new to weblog and seriously loved your web site. Almost certainly I’m likely to bookmark your blog . You definitely come with impressive writings. Thanks a lot for sharing your web-site.
Tractor Workshop Manuals
I like what you guys are up too. Such clever work and reporting! Keep up the superb works guys I have incorporated you guys to my blogroll. I think it will improve the value of my website .
Tangela Yuska
Wow, marvelous blog layout! How long have you been blogging for? you made blogging look easy. The overall look of your web site is magnificent, let alone the content!
Evie Dust
An impressive share, I just with all this onto a colleague who was simply conducting a little analysis with this. And hubby the truth is bought me breakfast since I discovered it for him.. smile. So i want to reword that: Thnx to the treat! But yeah Thnkx for spending time to talk about this, I’m strongly about this and adore reading read more about this topic. Whenever possible, as you become expertise, could you mind updating your blog post with a lot more details? It can be extremely ideal for me. Huge thumb up for this short article!