Em Portugal a média de filhos é baixa, e existem poucas famílias que se aventuram a ter muitos filhos, no entanto, vou conhecendo cada vez mais famílias numerosas, pais que querem ter três filhos e que acreditam que o melhor que podem dar aos seus filhos é um irmão. Até aí também concordo, um irmão é sem dúvida vida o melhor presente para os nossos filhos, podemos dar menos bens materiais ou podemos não os colocar num colégio privado, mas tendo que optar, a vivência entre irmãos, para mim, é claramente mais importante do que qualquer uma dessas duas opções.
A parte financeira pode assustar muito as famílias a tomarem a decisão de terem mais filhos, e acreditem que as despesas são muitas, no meu caso com quatro filhos pequenos é sempre a somar.
Como devem imaginar os números cá em casa são elevados para tudo, às vezes até fico a pensar será que estou a sonhar, tenho mesmo 4 filhos?? Já passou algum tempo, mas muitas vezes ainda custa a acreditar, parece tão irreal ter dois pares de gémeos e tão seguidos que acho que não pode ser verdade.
Mas caio logo na realidade quando olho para a quantidade de biberões, chupetas, caixas de sopa, fruta, iogurtes que existem na minha cozinha!
Tenho gavetas e gavetas com material de bebé, as pessoas que vêm cá a casa riem-se, porque é mesmo muita coisa, e tudo aos pares!
Cheguei a ter filas de biberões para o leite e tenho sempre no frigorífico pelo menos 20 iogurtes, chego a pensar que era bom ter outro ao lado igual com o dobro das coisas para poupar nas idas ao supermercado.
Mas no fim, quando reflito sobre tudo, mesmo com a despesa e o trabalho que dá ter 4 filhos, a recompensa com o amor que recebemos faz com que tudo valha a pena, ser mãe e pai é uma benção, é nós fomos uns felizardos!
9 Comentários
Ana Filipa Matos Silva Oliveira
Realmente “Os filhos são um presente do Senhor; eles são uma verdadeira bênção.”, assim consta na Bíblia, em Salmos 127:3. E o mais bonito é sentirmos que isso é a realidade e nao apenas uma frase tirada de um livro muito antigo e fora de moda. Parabéns pela coragem, e pela felicidade, de ser mãe de quatro. (Eu sou de dois… com diferença de 10 anos… e nao consigo imaginar como seria de quatro pequeninos… talvez uma mãe desesperada.)
Mariana Seara Cardoso
<3 <3
Obrigada pelas suas palavras!
Beijinhos
Sara
Olá. É verdade que os irmãos são o melhor que podemos ter. Tenho 3 irmãos( 2 mais velhos e 1 mais novo) quando eramos pequenos (escola primária) irritava-me as pessoas e colegas perguntarem se eramos todos do mesmo pai e da mesma mãe, hoje dá-me vontade de rir.
De resto sim tbm havia sempre uma quantidade astronomica de iogurtes, leite, bolachas.
Se trocava a minha familia por outra, nem pensar.
Agora tenho uma menina e sim se poder gostava de lhe dar mais um ou dois manos(as).
Beijinhos
Sara
Mariana Seara Cardoso
Se Deus quiser vai dar. 🙂
Obrigada pelas suas palavras.
Beijinhos
Paula
Sinto o mesmo. Com uma família com 3 filhos (e sem gémeos) , apesar da confusão, do barulho e do cansaço cada vez tenho mais a certeza que a felicidade se reforça com muitas crianças!
Paula
Vida de Mulher aos 40
Mariana Seara Cardoso
<3
É sem dúvida o melhor da vida. :) <3
Ana
Olá Mariana, gosto imenso dos seus óculos, podia dizer de que marca são? Beijinhos
Mariana Seara Cardoso
Olá Ana,
Os óculos são da MR. Boho.
Beijinhos. 🙂
Sofia Vieira
Olá adorei ler os seus comentários sobre famílias numerosas,sim cá em casa também fazemos parte desse magnifico grupo,tenho uma filho com 9 anos ,outro com 7 que era gémeo mas ficou só um e agora estou na recta final da minha terceira gravidez também dois gémeos ,todos estamos radiantes e muito ansiosos pela chegada dos mais pequenos ,noto uma grande cumplicidade entre os mais velhos e espero que se mantenha assim no futuro.Desejo as maiores felicidades para a sua família e para todas as famílias numerosas que apesar dos entraves que aparecem ,os nossos filhos são o que de mais precioso têm o mundo.Beijinho