Os filhos gémeos? Ser mãe de gémeos?
Desde que soube que ia ter gémeos, parece que à minha volta só oiço falar de gémeos e que são muitos e muitos a nascer.
Pode ser por estar mais atenta ao assunto, dizem que acontece o mesmo quando estamos grávidas, só vemos grávidas à frente…
Antes, além das minhas tias gémeas, essa palavra ou pensamento existia pouco. Claro que ter o blog ajuda, falo com milhares de Mães de gémeos e leio muitas histórias, e hoje em dia com as mulheres a engravidar cada vez mais tarde e com tantos casos de infertilidade os gémeos também aparecem mais vezes.
A verdade é que nunca imaginei ter quatro filhos, muito menos 2 pares de gémeos!! Nunca sequer pus essa hipótese!
A vida mudou muito, mas para melhor. Acredito, e digo isto de boca cheia, que os gémeos alegram uma família e enchem uma casa.
Confesso que quando soube a minha reação não foi a melhor, mesmo nos primeiros, tive um período de adaptação, claro que no segundo par foi muito mais complicado e esse período durou mais tempo. Acho que no primeiro par tudo passou quando soube que ia ter um rapaz e um rapariga, aí vibrei muito, no fundo nunca iriam ser iguais e isso deixava-me mais descansada, porque um dos meus medos era não saber lidar com duas pessoas “iguais”, e que as outras pessoas à volta também não soubessem. Até para os próprios gémeos acredito que não seja fácil ser idêntico a alguém, terá muitas coisas boas, mas terá algumas dificuldades também. Nunca vivi isso de perto, a única história que conheço é de uma amiga minha que tem duas filhas gémeas idênticas, e até corre bem, embora muitas pessoas não as distingam…
No entanto, mesmo sendo idênticas, são pessoas distintas e cada uma tem a sua personalidade. Muitas vezes as pessoas não entendem que são pessoas individuais, com gostos diferentes; por isso é que tento sempre falar nos meus filhos referindo-me aos nomes e não tratá-los por “gémeos”, porque na verdade são duas pessoas diferentes e devem ser tratados como tal.
Deixo uma lista de curiosidades sobre gémeos e Mães de gémeos:
– Nascem sempre mais cedo que o “normal”, quase sempre antes das 37
– Grande parte dos gémeos são canhotos, aqui em casa por acaso não vejo ninguém… só eu! 🙂
– Muitas vezes os gémeos têm linguagem própria
– Quem tem gémeos tem maior probabilidade de voltar a ter, isto se forem naturais.
– Um mesmo óvulo pode dividir-se antes de ser fecundado por mais de um espermatozóide. São os semi-idênticos, os gémeos são iguais apenas em metade dos genes.
– Por incrível que pareça, é muito raro, mesmo muito!! Um óvulo pode ser fecundado quando a mulher já está grávida de pouco tempo, ou seja os gémeos não são feitos no mesmo dia. Lembro-me de perguntar isto nas urgências nos meus primeiros filhos e o meu marido ter gozado comigo, mas os médicos disseram logo que sim!!! Que loucura…
– Li num estudo, não sei se é verdade ou não… que as Mães de gémeos vivem mais tempo, gostava que sim, um dos meus maiores medos é a morte e ter de deixar 4 bebés.
– Os gémeos são melhores amigos e sentem muitas coisas um do outro
– Uma Mãe de gémeos é por norma uma pessoa mais des-complicada.
– Ser Mãe de gémeos é uma benção e um amor a dobrar cada dia!
Dá trabalho ser Mãe de gémeos, mas na verdade acho que dá mais trabalho ter filhos em idades diferentes. O meu caso é diferente, e claro que dois pares dá trabalho, mas sinto que quando estou com dois é tudo fácil, temos sempre duas mãos e conseguimos fazer tudo e eles têm-se sempre um ao outro para brincar. Ser Mãe de gémeo é como acertar no Totoloto, a vida ganha nova vida e somos sem dúvida mais felizes!
Sou agradecida de ter sido escolhida para esta missão!
10 Comentários
Ana
Bom dia,
Sou mãe de três filhos, tenho uma menina com 16 anos e um casal de gémeos com 15 anos.
Graça Ribeiro Telles Caldeira
Olá!! Sou mãe de gémeas… tenho uma filha de 3 anos, uma filha de 1 ano e por fim as gémeas de 3 meses…. Benção muito muito grande
Carla Alípio
Boa tarde, no meu caso fui mesmo abençoada pois estava há 4 anos a tentar engravidar e quase sem esperança quando consigo engravidar e de gémeos…melhor ainda 1 casal.Têm agora 15 meses.sao os meus tesouros.
Marta Soares
Ola, logo na primeira gravidez vieram dois meninos agora com 17meses, não têm sido muito fáceis, em especial nestes ultimos meses, muitas birras, algumas dicas?
Caty Teixeira
Olá, tenho 3 filhos, rapaz 15a,menina 10a, menina 7a, e por fim queríamos o 4º filho e vêm os nossos príncipes, na verdade chamo-lhes os nossos piratinhas 2 meninos. Estamos super felizes e estamos muito ansiosos que chegue o dia deles… A família toda, tios, tias, primos, primas, amigo/as, estão todos super animados com os nossos gémeos verdadeiros
Sofia Geraldes
Olá Mariana,
Tenho uma menina de 2 anos e meio e dois meninos de 8 meses.
Quando nasceram uma amiga incentivou-me a criar o blog “1+1=3 mummy blog”, um pouco para “desabafar”. Um dos meus príncipes foi operado de urgência as 3 semanas de vida e vive hoje com uma insuficiência cardíaca grave.
Sigo o seu blog e agradeço a partilha. Ser mãe de gémeos foi a melhor coisa que nos podia ter acontecido
Mariana Seara Cardoso
Ohhh, muita força!
Vou ve ro blog.
Um beijinho grande
Mariana Seara Cardoso
Pode enviar-me um email para conversarmos? [email protected]
Um beijinho
Mariana
Sofia Geraldes
Olá Mariana, claro que sim!
[email protected]
Um beijinho
Sofia Geraldes
Olá Mariana,
Fiquei na dúvida se a resposta seria para mim, mas já enviei email. Não sei se recebeu. Ainda assim obrigada mais uma vez pela resposta e pelas partilhas