Pedras no caminho!

18 Comentários

Pedras no caminho!


No final do ano passado descobri que estava com problemas na tiroide. Uns dias depois, em janeiro, fui diagnosticada com a doença de Graves, uma doença autoimune, que já estava em estado avançado e grave. 

Na altura deram-me dois caminhos à escolha, mas com a certeza que, qualquer que fosse o rumo a seguir, teria de ser rápida a agir, uma vez que a doença já estava muito evoluída. 

Não vou contar aqui todos os pormenores, até porque foi um momento duro em que andei meio perdida a decidir que tratamento seguir, o que fazer, como lidar com tudo isto. Desde logo, isto de sermos mães e estarmos doentes deixa-nos muito em baixo. Por outro lado, o facto de ter de lidar com várias opiniões (nem sempre consensuais) e de ter de tomar decisões (sabendo que, qualquer que fosse a decisão, seria sempre difícil), deixa-nos desorientados. 

No final, acabei por seguir o que o meu coração disse, o que senti ser a decisão mais certa. Optei por ser seguida em Espanha, por um médico que me foi sugerido e que é especialista nesta doença. Estou a fazer tratamentos de 18 em 18 dias, desde meio de março. Esta doença, além da parte emocional e hormonal, afetou os meus olhos. Sendo certo que, se não tivesse começado o tratamento, podia perder a visão. Tem sido um caminho duro mas, pouco a pouco e com a graça de Deus, já começo a ver melhorias. 

Não percebi logo que estava doente. Como, por natureza, sou uma pessoa acelerada, que vive num rodopio, acabei por deixar andar. Só fui fazer análises por sentir os meus olhos inchados, mas o coração já dava sinais e o corpo também. Não me apercebi… 🙁 Não digo isto para terem pena de mim. Digo, sim, como forma de alerta. Para que outros não deixem que a falta de tempo, de atenção a nós próprios, nos impeçam de ver e saber como realmente estamos. Se tivesse seguido as pistas mais cedo, quem sabe se já estaria boa e não tivesse deixado chegar a doença a um estado grave. 

Talvez agora percebam o porquê de ter andado mais “escondida” e, como muitos diziam, com um ar preocupado, triste, doente (alguns ainda me perguntavam se tinha feito alguma cirurgia estética). A verdade é que cada um tem o seu tempo, a sua forma de gerir as dificuldades. Quando se trata de saúde (ou falta dela!), nada é fácil. Andamos preocupados, com muitos medos e incertezas. 

Estas plataformas devem servir para isto também: para ajudarmos quem precisa, e reconhecer que também nós precisamos de ajuda. Que todos nós temos as nossas fragilidades. 

Obrigada a todos os que me têm acompanhado, ajudado, que me têm dado força. Tenho tido ainda a sorte de descobrir muitas pessoas especiais que me têm ajudado e mimado muitos nestes meses difíceis. 

OBRIGADA!

O novo Robot aspirador cá de casa, vou testar!
18 Comentários
  • Rita Queiroz

    Responder

    Rezo por si! ❤️

  • Ana Filipa Machado

    Responder

    Um beijinho muito grande de força. Tenho sindrome sjogren a vários anos mas não se tem manifestado muito. Agora pela 1 vez tenho a tiroide aumentada vou fazer ecografia. Vamos ver! Tudo a correr pelo melhor

  • Alcina Campos

    Responder

    Um dia de cada vez, muita coragem e Fé em Deus!♥️

  • Vera Lúcia Vieira Silva

    Responder

    Muita força Mariana. Isto é apenas uma fase que rapidamente vais ultrapassar. Só tens de te focar no mais importante o amor dos teus e a sorte que tens em ter a família que tu mesmo construis-te com o Domingos. Isto de ser família numerosa faz com deixemos de pensar em nós, como te compreendo.
    Um grande beijinho e um xi❤ cheio de força.

  • Maria Antonieta Barona

    Responder

    Força para continuar a apoiar os seus filhos . Está , certamente, no caminho certo. As doenças aparecem de um momento para o outro e muitas vezes não nos apercebemos. Um abraço e hoje rezo por si❤️

  • Ana Vasquez

    Responder

    És linda!! ❤️

  • Cat

    Responder

    Força querida Marian. Vais ficar bem. Abraços.

  • Susana Santos

    Responder

    Boa tarde Mariana,

    Não está sozinha nas doenças auto-imunes e nem sempre é um caminho fácil! Tenho artrite reumatóide desde há 6 anos e existem dias muito difíceis mas quando olho para os meus filhos e o meu marido torna-se muito mais fácil! O AMOR ajuda muito e a FÉ move-nos! Um beijinho muito grande e força! ❤

  • Joana fontes

    Responder

    Muita força Mariana, vai correr bem!!! ❤️❤️ nem isso te tira a alegria de dançar!!

    • Estela Amaro Borges

      Muita força Mariana. Vai correr tudo bem.
      Um beijinho.

  • Sandra Alves Sousa

    Responder

    Um grande beijinho Mariana!!! Vai tudo correr bem ☺️

  • Nina Cruz

    Responder

    Um Beijinho grande Mariana! Vai correr tudo bem!!

  • Cláudia

    Responder

    Muitos Beijinhos de muita força Vai correr tudo bem A Mariana é uma Super Mulher lembre-se disso. Estamos todos a torcer por Si. Bjs Mariana e para toda a sua família Linda .

  • Rita Neves

    Responder

    Um grande beijinho, Mariana e força, mais ainda do que já tens. Vai tudo correr bem!!

  • Rachel de Fátima Frazatto Alvarenga

    Responder

    Força e Fé. Você vai vencer essa etapa de sua Vida. Um passo de cada vez. Com sua família linda e abençoada vai vencer isso.. Que Deus te ilumine e te proteja. Com carinho ❤.

  • Barbara Freitas

    Responder

    Mariana, que corra tudo bem. Beijo enorme

  • Maria

    Responder

    As vezes o destino só vem mostrar como só os fortes. Mariana não deixe que tome conta de si, mas ti e conte dela. A nossa mente comanda a nossa vida, força e sempre em frente. Há momentos menos bons, há sim, eu sei confiar no médico e em frente que é o caminho . Beijinho

  • Maria

    Responder

    Não consigo corrigir

Deixe um comentário