De uma mãe de 5, para todos!

1 Comentário

Voltámos ao confinamento, voltámos a ter os nossos filhos em casa 24h por dia, 7 dias por semana. Assustados? Eu sim, em particular por não saber quanto tempo durará este novo confinamento 🙁 .

A verdade é que se no ano passado fiquei assustada, por outro lado fiquei contente por ter os meus filhos todos juntos e podermos aproveitar o tempo sem pressas, sem rotinas e ainda termos a sorte de vermos o bebé Xavier crescer todos juntos.

Mas um ano depois, tenho novamente os meus cinco filhos em casa e desta vez estou assustada, e muito!

A gestão não é fácil, mas o que realmente me assusta é o ensino à distância, já que desta vez a Matilde e o Tomás já estão no primeiro ano. Em todo o caso, vou tentar não passar esse stress para eles, esforçar-me para que percebam que está tudo bem e que as aulas on-line, ainda que diferentes, vão ser ótimas. Eles estão numa fase de muita motivação e vontade de aprender. 🙏 Desde que estão em casa tento que todos os dias, exceto ao fim-de-semana, façam alguma coisa relacionada com a escola e que fiquem contentes por o fazer. O truque é tentar ir pelo lado divertido e motivador! O “mostra-me o que já sabes, não acredito que já sabes fazer isso, etc etc” cá em casa resulta bem 🙂 Claro que às vezes fico mais nervosa, mas estou a tentar melhorar! 🙏 também para mim é uma aprendizagem.

Durante a semana tento que a rotina não seja muito diferente. No entanto, deixo-os dormir mais de manhã, ou seja, não os acordo à hora que normalmente acordavam para ir para a escola (os meus filhos gostam de dormir 😅!). Quanto ao resto, tudo igual durante a semana.

A primeira coisa que fazem quando acordam é vestirem-se e, de seguida, tomar o pequeno almoço: leite com cereais, panquecas de aveia, sumos naturais ou iogurtes – é o que gostam cá em casa. 🙂

Aproveito para deixar a receita das panquecas, já que são saudáveis e, ainda por cima, os miúdos adoraram ajudar a fazê-las. 👌 São rápidas e simples: 1 banana, 1 ovo, 2 colheres de sopa cheias de aveia e amor! Com amor tudo fica melhor ❤️

Depois do pequeno almoço deixo-os ver meia hora de desenhos animados enquanto eu vejo o e-mail. Depois, estamos com a Matilde e o Tomás a estudar. Já às mais novas, acabamos por dar tarefas para estarem ocupadas, desenvolverem “espírito de serviço” e autonomia e, ainda, para que se divirtam. Apesar de os mais velhos requererem mais atenção porque estão no primeiro ano, a verdade é que temos de dar atenção a todos.

A seguir ao estudo e às tarefas, chega a hora de almoçar. Já a tarde é livre. Ou seja, deixo-os fazer o que quiserem de brincadeiras, passear de bicicleta etc. Quando começarem as aulas on-line logo adaptamos. Mas até agora temos feito assim e tem corrido bem. 🙂

E para não fugir às nossas rotinas semanais, continuamos a jantar e deitar cedo. Desta forma, às 20h estão os quatro na cama e às 21h o Xavier.

Ao fim-de-semana as coisas mudam. Desde logo, ninguém estuda nem faz trabalhos. É brincadeira o dia todo! 🤩 Passeios de bicicleta, cinema com pipocas 🍿, cozinhar com a mãe, organizar o quarto, jogos de tabuleiro, mimo na cama dos pais, histórias e ir para a cama (um bocadinho) mais tarde! 🙂 Ao fim-de-semana também vale tomar banho de espuma, é um programa que cá em casa adoram e que os ocupa por algum tempo ! 😅 🙏

Uma dica que tem também dado resultado é deixar os miúdos escolherem as roupas: fazem menos birras e ficam mesmo contentes com a sua “autonomia”!

É certo que este segundo confinamento é ainda mais duro: estamos todos (ainda) mais cansados e com (ainda mais) medo do que está a acontecer. No entanto, temos de esforçar-nos para que os nossos filhos não percebam, temos de tentar dar o nosso melhor, o nosso amor e fazer com que se sintam seguros e sem medos.

Muita força a todos, juntos vamos ultrapassar este confinamento!

Aproveito para desafiar mais famílias a deixarem as suas dicas e as suas rotinas neste confinamento! 🙏🤩❤️

Beijinhos de uma Mãe de 5.

Os últimos dias têm sido duros!
Wickey - Brincar em "liberdade", conhecem?
1 Comentários
  • Carla Correia

    Responder

    Olá,eu sou mãe de quatro,um casal e um casal de gêmeas .Sim por vezes, não é nada fácil gerir uma família grande como a nossa,e com este regresso às aulas online,novamente.Maso que não fazemos pelos nossos filhos!Obrigada pelo testemunho,adorei❤️❤️❤️

Deixe um comentário