Até quando as fraldas?

5 Comentários

Até quando as fraldas?

Não sei como era antigamente, acredito que fosse diferente, afinal, está sempre tudo a mudar e todos os dias há novas teorias sobre tudo e mais alguma coisa.

Em relação às fraldas, pelo que tenho visto noutras famílias, cada um tem o seu ritmo e temos que o respeitar, orientando o melhor possível a transição, para que os miúdos se sintam bem e não tenham vergonha.

Cá em casa, com quatro bebés diferentes, vejo que cada um tem o seu percurso e as suas dificuldades. Não há mesmo uma “idade certa” para largar a fralda, porque cada criança é única.

Acho que é um trabalho que os pais têm de fazer com calma, tem de haver muita paciência, o que nem sempre é fácil… Hoje em dia o trabalho ocupa-nos muito tempo, e quando chegamos a casa queremos estar com eles de forma descontraída, aproveitar para brincar, e acabamos por não ter paciência para pegar nesse assunto…

Se os bebés andam na escola a ajuda das professoras é importante, mas sozinhas não fazem milagres, em casa tem que existir um acompanhamento e e ao fim-de-semana o mesmo trabalho deve ser feito.

Pode ser um bocadinho complicado, dá trabalho, mas é importante para eles. Não acho que se deva forçar, que devam sentir muita pressão, até porque isso muitas vezes só atrasa o processo, mas devemos incentivá-los e mostrar-lhes que é uma coisa boa.

Em nossa casa tenho tido exemplos bem distintos e a única que não usa fralda (noite e dia) é a Matilde, que largou tudo aos 3 anos; o Tomás à noite ainda precisa, mas também não o repreendo, há-de chegar o tempo dele.

Pelo que vejo, as marcas fazem fraldas com tamanhos maiores, porque existe essa necessidade.

Já experimentei várias marcas, umas melhores e outras piores. Com as gémeas tenho usado quase sempre as mesmas, e têm mais sorte que os mais velhos, usam fraldas orgânicas que fazem melhor à pele…acho que já vos falei delas, as Mummi Baby. A marca tem fraldas desde recém nascido até ao tamanho 6.

Não stressem se os vossos filhos ainda usam fralda, eles vão deixar, cada um tem o seu tempo. Se me perguntarem se o Tomás devia deixar de usar à noite, talvez devesse, mas se ainda não está preparado, prefiro dar-lhe tempo e não estar sempre a causar frustração! Ele sabe que a Matilde não usa, por isso ele sabe o seu caminho, só ainda não está pronto.

Vamos ter paciência com os nossos filhos. 🙂

Beijinhos!

 

Dia de novidades para TODOS os pais e crianças!!!!!
Um primeiro dia com lágrimas!
5 Comentários
  • Teresa

    Responder

    Como é que sabe se ele está ou não preparado? Só quando o deitar sem a fralda é que vai saber! Eu pensava o mesmo, mas decidi tentar assim que fez 3 anos (o desfralde diurno começou aos 2 anos e durou 6 meses). Para grande espanto meu, não houve acidentes! Nem sequer na primeira noite! Isso quer dizer que estava mais que preparado, apesar de encher 2 fraldas por noite até esse dia…

  • Maria de Jesus Nunes

    Responder

    A minha mais velha deixou a fralda diurna por volta dos 2 anos e durante a noite já por volta dos 4..
    As mais novas deixaram a fralda aos dois, quer dia, quer noite.
    Mas concordo contigo, cada criança tem o seu timing.
    Beijinhos de nós para vós

  • Maria Ana

    Responder

    Por aqui deixou com 2anos e 4meses de dia apesar de dizer que não queria penico… fez 3 xixi no chão e nunca mais. Dois meses mais tarde tirei de noite e nunca fez um na cama! Mt tempo depois teve umas dores de barriga e para não haver nenhum desastre pus fralda, quase que queria voltar a usar de novo… as tantas é preciso forçar um pouco e ver como reagem. Se não evolui volta a usar. Boa sorte!

  • Patrícia

    Responder

    Por aqui a Carolina começou o desfralde aos 2 anos e meio. Bastou ter cuecas pequenininhas (porque ela é mesmo pequenina) e calorzinho para decidir num dia de manhã não lhe por a fralda e vestir-lhe cuecas. Ficou tão contente que até quis vestir 2 pares, um por cima do outro :). Nunca mais usou fralda de dia 🙂 embora aconteça um ou outro descuido. 3 semanas passaram o próximo passo será a noite

  • Daniele

    Responder

    Minha filha tem 3 anos e meio e tem pavor de ficar sem fralda. Quando tiro a fralda dela ela tranca a urina e passa sem fazer xixi até doer a barriga e chegar a infecção urinária. Alguém tem alguma dica pra eu usar?

Deixe um comentário