À conversa com Terapeuta do Sono, Mafalda Navarro – 4

1 Comentário
terapeuta

À conversa com a Terapeuta do Sono, Mafalda Navarro – 4

Já são muitos os bebés / crianças que estão de férias. Por aqui, é só no mês de Agosto que a escola está fechada 🙂

Para muitos pais, são 3 meses de rotinas novas, completamente diferentes do resto do ano.

O desafio de hoje da Terapeuta do Sono – Mafalda Navarro é ajudar-nos a gerir as rotinas dos bebés nas férias.

Um post muito útil a todos os pais.

Obrigada Mafalda, a mim vai com certeza ajudar.

❤️

Como gerir as rotinas dos bebés nas férias 

Aproximam-se as tão esperadas férias! São óptimos dias para aproveitarmos para estar em família e sair da nossa rotina. Sim! Porque tal como é necessário que exista uma rotina, é igualmente importante poder quebrá-la.

É certo que um bebé precisa de estabilidade para estar tranquilo e equilibrado, mas isto não quer dizer que os pais não podem sair de casa e aproveitar também eles para mudar de ambiente. Muitas vezes não sabemos como sair de casa e manter os bons hábitos já estabelecidos. Para isso deixo aqui alguns conselhos de como o podemos fazer com os nossos filhos, respeitando o bem-estar de todos.

  1. Planeie bem o horário em que vai viajar. Se o seu filho dorme bem no carro aproveite uma das sestas para fazer a viagem. Se pelo contrário, o seu filho não consegue adormecer nesta altura, o melhor será entrarem no carro logo que ele acordar de uma sesta, altura em que à partida estará mais bem disposto.
  2. Tente manter a rotina habitual do bebé o mais próximo possível. Não é, mais uma vez, estarem todos fechados em casa, mas antecipe as necessidades do seu filho e proporcione tudo o que ele precisa para estar confortável e estranhar o menos possível. Por exemplo, se estão a passear e o bebé demonstra sinais de cansaço, arranje condições para que ele consiga adormecer. Traga consigo os objectos com que ele costuma dormir (chucha, fralda, almofada) para que perceba que pode adormecer e estranhe o menos possível. Tenha o cuidado de ir vendo que ele dorme aproximadamente o mesmo tempo que costuma dormir durante as sestas e durante a noite.
  3. A rotina de deitar à noite deve ser igual ao que acontece nos outros dias em casa. Mesmo que seja num quarto diferente, mantenha os vossos hábitos. Ajude-o a acalmar, tenha presente os objectos que ele costuma utilizar em casa, explique-lhe com as mesmas palavras que costuma utilizar que são horas de ir dormir, e faça tudo isto de forma calma e tranquila.
  4. Atenção à alimentação do bebé. Não deixe passar os horários habituais das diferentes refeições. Se ele ficar com muita fome, fica mais impaciente tanto para comer como para dormir. Por vezes é necessário ainda antecipar os horários normais. Se forem para um local com sol, vento, muito ar livre, é o suficiente para abrir ainda mais o apetite do bebé. Poderá ter que aumentar as doses habituais das refeições.
  5. Oriente o bebé de forma consistente. Mesmo alterando o seu espaço físico, se o bebé sentir os pais pacientes e compreensivos facilmente também ele se acalma e se sente seguro. Ajude-o a sentir-se tranquilo, para que adormeça e faça um bom sono reparador, para todos assim poderem usufruir das férias.

O mais importante é os pais também conseguirem relaxar e tirar o maior proveito das férias. Este tempo deve servir para estarem todos juntos e usufruírem disso mesmo. Se o bebé estiver muito destabilizado, e com um comportamento diferente do habitual não se incomode demasiado. Certamente surgirão imprevistos, tente ser paciente e compreensivo com estas alterações. Foque-se na sua família e no bom que é estarem juntos. Todos merecem férias!

Apesar de tudo, não se preocupe! Se o bebé tem já uma boa rotina estabelecida, mesmo que a altere durante os dias em que estão fora, quando regressa para o seu ambiente, passado uns dias volta aos seus horários habituais. Quando voltam a casa os pais devem implementar as rotinas que antes tinham estabelecido, para que o bebé volte a estar regulado. Pode demorar alguns dias, no entanto, com persistência, o bebé adquire tudo novamente.

«
»
1 Comentários

Deixe um comentário