À conversa com Terapeuta do Sono, Mafalda Navarro – 6

0 Comentários

À conversa com Terapeuta do Sono, Mafalda Navarro – 6

Dia de conversa real com a nossa especialista em sono Mafalda Navarro.

O tema que a nossa terapeuta vai abordar hoje é : Porque é tão importante deitarmos os nossos filhos no berço ainda acordados?

Lancei este desafio a pedido de muitas Mães e muitas dúvidas que tenho recebido.

Espero que ajude e que seja útil, se precisarem de mais ajuda digam que estamos por aqui.

Beijinhos!

Mariana

 

Porque é tão importante deitarmos os nossos filhos no berço ainda acordados?

São várias as dúvidas em relação a este assunto. Porque é que não devemos adormecer os nossos filhos ao colo? Qual é o mal de eles adormecerem na cama dos pais, e só quando já estão a dormir irem para a sua cama? Não é assustador para um bebé ou criança ficar sozinha acordada na sua cama? Não vai ficar traumatizado?

A primeira questão que surge quando se fala de bebés a adormecer sozinhos prende-se com a incapacidade dos pais de deixar o seu filho a chorar na cama. Ainda bem! Um bebé adormecer sozinho não deve ser sinónimo de adormecer aos gritos, assustado, desesperado porque ninguém o ajuda. Existe um meio termo ideal. O que defendo é que os bebés só beneficiam em adormecer nas suas camas sem a presença dos pais, mas quando estão calmos e tranquilos para o fazer. Um bebé não sabe acalmar-se sozinho, não é capaz de arranjar estratégias para se autoconsolar. Se um bebé chora é porque está a pedir ajuda, e deve sim ser dada.

O que falo hoje é dos bebés serem deitados na sua cama ainda acordados, e como têm uma serie de variáveis garantidas, são capazes de tranquilamente adormecer. Para que isto aconteça é obrigatório que o bebé esteja seguro, sinta que o ambiente está controlado, nada de mal lhe vai acontecer e, mais importante ainda, se precisar de alguma coisa pode chamar os pais porque estes vão aparecer para dar uma resposta adequada!
Adormecer sozinho é uma conquista essencial para garantir que um bebé dorme bem, seja de dia como de noite. É imprescindível para o seu desenvolvimento psicológico confiar que continua a estar seguro mesmo longe dos pais. Ao adormecer junto dos pais vai aprender que só assim nada de mal lhe acontece. Isto vai ter depois consequências no seu dia-a-dia, na capacidade de estar num espaço diferente dos pais, de estar com outros adultos, ou mesmo de se entreter com outras crianças. O que estamos a transmitir com este comportamento é que ele só está em segurança debaixo da nossa protecção. Em vez de lhe ensinarmos a ser independente e de que pode estar tranquilo longe do olhar dos pais.

É natural uma criança ter pequenos despertares durante o tempo em que está a dormir. Ao longo da noite passa por vários ciclos de sono e, entre cada um, pode acordar. Nesta altura, para que seja capaz de voltar a adormecer sozinho, precisa de ter aprendido como se faz. Caso contrário, vai pedir aos pais aquilo que precisa para adormecer, seja o colo, leite ou a cama deles. Embora seja comum ouvirmos que esta atitude é manha dos bebés, não nos podemos esquecer que fomos nós que os ensinámos a adormecer desta maneira. Se desde que nasceu ensinarmos um bebé a adormecer ao colo dos pais, é natural que ele aprenda que para fechar os olhos precisa desse conforto. Ao repetirmos este comportamento ao longo do tempo ele assimila como a maneira correcta para adormecer. Daí ser importante ensinarmos na hora de ir para a cama onde queremos que os nossos filhos durmam a noite toda, e que, mesmo que acordem, podem voltar a adormecer porque continua tudo bem.

❤️

Mafalda Navarro  – Profile

                                                                                                  Fotografia da minha Francisca com 8 dias.  ❤️

À conversa com Madalena Mexia Leitão!
Um fim de semana contado pela Matilde e pelo Tomás!
0 Comentários

Deixe um comentário